Menu Principal

BLOG

HNSA participa de pré-avaliação de programa Nacional aplicando metodologia Lean nas Emergências

O Hospital Auxiliadora avança mais uma vez e participa da pré-avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) “Lean nas Emergências – Apoio as Ações Estratégicas do SUS”, e tem como avaliador o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Nessa semana recebeu o especialista em processo da “BP” Emerson Matos, que reuniu-se com a equipe, coletou informações e acompanhou os processos do HNSA.

O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.

Todas essas melhorias levam a uma maior qualidade com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor e qualidade para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.

Cada Pronto Socorro (PS) tem a oportunidade de oferecer excelência para cada paciente, a cada instante, a cada encontro. O projeto pode ser resumido a: salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.

Métodos Lean

A Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios:

– Falta de Qualidade;

– Espera;

– Estoques;

 – Movimentação;

– Transporte;

– Processos desnecessários;

– Superprodução.

Além de identificar tais desperdícios de uma forma mais clara, oferece ferramentas para reduzi-los. O Pensamento Enxuto é o responsável por guiar a metodologia e ele se baseia em cinco princípios:

– Valor: especificar valor sob a ótica do cliente;

– Fluxo de valor: a melhor sequência as atividades que criam valor;

– Fluxo contínuo: realizar essas atividades sem interrupção;

– Produção puxada: realizar as atividades sempre que alguém as solicita;

 – Perfeição: de maneira cada vez melhor e mais eficaz, com melhoria contínua.

PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Auxiliadora

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.