Menu Principal

BLOG

Ex-alunos e Irmãs Salesianas se dedicam à ação missionária durante o Carnaval

No feriado de Carnaval, um grupo de 16 ex-alunos de diferentes casas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, decidiram viver a festa do samba e da alegria de uma forma diferente.

Na companhia das Irmãs Salesianas: Valentina M. Delfino Hurtado, Teresa Cristina P. Domiciano, Cláudia Regina C. Ribeiro e Maria Aparecida L. de Souza, os jovens fizeram uma experiência missionária de quatro dias na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Araras, SP.

Protagonizado pelos ex-alunos, o trabalho missionário desenvolvido na comunidade contou com a participação de mais de 80 crianças nos oratórios, além da presença do Grupo de Ação Missionária da Paróquia (GAM Araras). Durante a experiência, mais de 100 famílias foram visitadas pelos jovens missionários, compartilhando assim momentos de oração com a comunidade.

As atividades noturnas, pensadas e executadas pelos jovens, foram responsáveis por coroar a missão salesiana. Um luau com fogueira e muita música, além de um talk show com brincadeiras e sorteios para a comunidade, mostraram que a juventude sabe “pular” o carnaval de uma forma muito divertida, se colocando a serviço do próximo.

Sobre o potencial desta juventude, Augusto, ex-aluno do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, comentou: “De modo particular, pude enxergar com clareza tamanha força que os ex-alunos espalhados por diversas cidades possuem e, ainda, me senti motivado para prosseguir esse trabalho tão grande e belo. Sou grato por tudo o que vivenciamos e todos os irmãos missionários que partilharam da experiência”.

Ana Luiza, ex-aluna do Instituto São José, de São José dos Campos, falou sobre a confiança no trabalho dos ex-alunos: “A missão em Araras me mostrou o propósito que Deus deseja para minha vida cristã e profissional. […].  Sou muito grata pela confiança das FMA em nós, ex-alunos”.

Muitos foram os temas refletidos pelos ex-alunos durante a experiência, mas sobretudo o sonho comum do movimento juvenil salesiano. Relembrando os diálogos acerca destes sonhos, Danielle, ex-aluna do Colégio de Santa Inês – São Paulo – afirmou: “A missão reavivou o sonho dos 9 anos de Dom Bosco, fazendo-me refletir sobre os meus sonhos pessoais e sobre ser jovem inserida nesse carisma salesiano”.

A experiência missionária não só trabalhou a vivência salesiana na comunidade, mas também proporcionou a integração entre missionários de diferentes casas que trocaram experiências sobre a continuidade do carisma salesiano, através de projetos, enquanto ex-alunos. Sobre o assunto, concluiu Natalia, ex-aluna do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo: “Esse momento no carnaval foi ainda mais cativante e motivador para aumentar a vontade de continuar a trajetória como ex-aluna”.

O grupo missionário agradece, ainda, o apoio e o trabalho do Padre Ivan Tomasetto, pároco da comunidade visitada, que contribuiu incansavelmente para a realização da experiência missionária.

A frase de Madre Mazzarello escrita nas camisetas idealizadas e vestidas pelos missionários, «Andemos adiante com o coração grande e generoso», certamente continuará sendo o lema da opção missionária destes jovens ex-alunos e ex-alunas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Feliz Páscoa da Ressurreição!

A Páscoa de Jesus seja para nós e nossas comunidades, sinal de esperança, de alegria, paz e comunhão. Diante do momento histórico no qual está

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.