Menu Principal

BLOG

Ex-alunos e Irmãs Salesianas se dedicam à ação missionária durante o Carnaval

No feriado de Carnaval, um grupo de 16 ex-alunos de diferentes casas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, decidiram viver a festa do samba e da alegria de uma forma diferente.

Na companhia das Irmãs Salesianas: Valentina M. Delfino Hurtado, Teresa Cristina P. Domiciano, Cláudia Regina C. Ribeiro e Maria Aparecida L. de Souza, os jovens fizeram uma experiência missionária de quatro dias na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Araras, SP.

Protagonizado pelos ex-alunos, o trabalho missionário desenvolvido na comunidade contou com a participação de mais de 80 crianças nos oratórios, além da presença do Grupo de Ação Missionária da Paróquia (GAM Araras). Durante a experiência, mais de 100 famílias foram visitadas pelos jovens missionários, compartilhando assim momentos de oração com a comunidade.

As atividades noturnas, pensadas e executadas pelos jovens, foram responsáveis por coroar a missão salesiana. Um luau com fogueira e muita música, além de um talk show com brincadeiras e sorteios para a comunidade, mostraram que a juventude sabe “pular” o carnaval de uma forma muito divertida, se colocando a serviço do próximo.

Sobre o potencial desta juventude, Augusto, ex-aluno do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, comentou: “De modo particular, pude enxergar com clareza tamanha força que os ex-alunos espalhados por diversas cidades possuem e, ainda, me senti motivado para prosseguir esse trabalho tão grande e belo. Sou grato por tudo o que vivenciamos e todos os irmãos missionários que partilharam da experiência”.

Ana Luiza, ex-aluna do Instituto São José, de São José dos Campos, falou sobre a confiança no trabalho dos ex-alunos: “A missão em Araras me mostrou o propósito que Deus deseja para minha vida cristã e profissional. […].  Sou muito grata pela confiança das FMA em nós, ex-alunos”.

Muitos foram os temas refletidos pelos ex-alunos durante a experiência, mas sobretudo o sonho comum do movimento juvenil salesiano. Relembrando os diálogos acerca destes sonhos, Danielle, ex-aluna do Colégio de Santa Inês – São Paulo – afirmou: “A missão reavivou o sonho dos 9 anos de Dom Bosco, fazendo-me refletir sobre os meus sonhos pessoais e sobre ser jovem inserida nesse carisma salesiano”.

A experiência missionária não só trabalhou a vivência salesiana na comunidade, mas também proporcionou a integração entre missionários de diferentes casas que trocaram experiências sobre a continuidade do carisma salesiano, através de projetos, enquanto ex-alunos. Sobre o assunto, concluiu Natalia, ex-aluna do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo: “Esse momento no carnaval foi ainda mais cativante e motivador para aumentar a vontade de continuar a trajetória como ex-aluna”.

O grupo missionário agradece, ainda, o apoio e o trabalho do Padre Ivan Tomasetto, pároco da comunidade visitada, que contribuiu incansavelmente para a realização da experiência missionária.

A frase de Madre Mazzarello escrita nas camisetas idealizadas e vestidas pelos missionários, «Andemos adiante com o coração grande e generoso», certamente continuará sendo o lema da opção missionária destes jovens ex-alunos e ex-alunas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.