Menu Principal

BLOG

Divulgado pôster da Estreia 2023: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco”

No dia 24 de novembro de 2022, os dois pôsteres selecionados pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, para ilustrar a mensagem da Estreia 2023: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco”. A escolha de animar a Família Salesiana com dois cartazes diferentes é, portanto, renovada para o próximo ano, pois as ilustrações são capazes de representar bem o tema proposto, cada uma realçando diferentes ideias, expressões, estilos. O primeiro dos dois pôsteres é trabalho do Sr. Nuno Quaresma, membro do Setor de Comunicação Social da Inspetoria “Santo Antônio”, de Portugal, e expressa a autenticidade e vivacidade da Família Salesiana, de ontem e de hoje, a serviço dos jovens de todo o mundo.

A proposta da ilustração se inspira na dimensão afetiva e familiar que uniu Dom Bosco e Mamãe Margarida aos meninos acolhidos no Oratório de Valdocco.

Ao apresentar o cartaz por ele projetado, o artista também explicou os detalhes e os significados da ilustração:

“Representa, alegoricamente, a coragem humilde e amorosa com que, apesar dos recursos limitados, foi construída uma Casa, onde a ligação filial com o Fundador, o amor e a fé em Deus, a confiança mútua, a fraternidade e a alegria, foram terrenos férteis para uma comunidade que nunca parou de crescer. A simplicidade da comida preparada, em primeiro plano, e a austeridade dos que servem à mesa, à direita da imagem, evocam o milagre dos cinco pães e dos dois peixes.”

Na imagem, Dom Bosco, Pai e Mestre, conduz e organiza os jovens, que têm fome e precisam de um pastor que os apoie na busca do dom da solidariedade, do zelo amoroso pelas pequenas tarefas e pelo pão compartilhado da autoconsciência, como um bom fermento que os ajude a crescer e torne maior e mais saboroso o “pão da Família Humana”.

Em segundo plano, as roupas penduradas para secar, misturando-se com a paisagem e o restante do cenário, simbolizam todos os que, embora não visíveis, compõem essa grande família.

A luz evidenciada na imagem do lado direito, lembra-nos que tudo o que é profundamente humano está imbuído pelo brilho Divino.

Tanto este pôster quanto o outro estão disponíveis em formato digital nesta página, nas seis línguas oficiais da Congregação Salesiana. Para edições em outros idiomas, é disponível o arquivo editável.

Fonte: INFOANS

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Chegada da Primavera no Cemari

Com a chegada da primavera, os educandos do CEMARI preparam uma gincana cultural e educativa, o objetivo é conhecer as regiões, e espécies de arvores

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.