Menu Principal

BLOG

Colônia de Férias no Vaticano: “Sonhos Gigantes”

Entre os meses de julho e agosto de 2022, na Aula Paulo VI dentro da Cidade do Vaticano, realizou-se a Colônia de Férias, uma oportunidade oferecida pelo Governo do Vaticano aos filhos dos funcionários da Santa Sé. Mais de 300 meninos/as entre 5 e 13 anos participaram dessa experiência.

A animação desses dias foi coordenada por uma equipe composta por Salesianos de Dom Bosco, duas Filhas de Maria Auxiliadora – Irmã Charlène Biloa de Camarões, da Comunidade Santa Maria D. Mazzarello e Irmã Monaliza Bernardino, brasileira, da Comunidade Madre Ersilia Canta, da Visitadoria Maria Mãe da Igreja (RMC), por animadores pertencentes à Associação “Tudo em festa” e por outros animadores adolescentes que se disponibilizaram a colaborar.

“Sonhos Gigantes” foi o tema escolhido para este ano, inspirado no livro infantil “O GGG” (Grande Gigante Gentil) de Roald Dahl. Os gigantes existem e são verdadeiramente hostis e malignos.  Apenas um deles é bom e gentil, aviva os sonhos mais bonitos nos quartos dos meninos e meninas que dormem, mas está sempre assustado e com medo do seu mundo e não sabe como mudar as coisas, até a noite em que encontra Sofia, uma menina muito inteligente e corajosa.

Ambos os personagens são chamados a se tornarem gigantes para derrotar o mal, envolvem-se plenamente, com criatividade e determinação, traçando metas corajosas para combater a outros gigantes malvados.  O tema escolhido pretendia ajudar as crianças a recuperar gradualmente a coragem de olhar um pouco mais longe, colocando no centro da proposta formativa os “sonhos” de cada um/a, também os sonhos mais simples.

Foi também uma ocasião para descobrir que Jesus é um Gigante mais forte que GGG, que protege em toda ocasião, mesmo nos momentos mais sombrios. E para lembrar que Deus sonha junto a cada um/a, pois são meninos/meninas os sujeitos dos seus sonhos mais belos.

Joãozinho Bosco é o exemplo de um menino que acreditou nos sonhos de Deus: tornou-se padre e dedicou a vida para que seus jovens crescessem como obras-primas. Então, cada semana, ouvimos também os seus sonhos e contamos a ele os nossos: como é lindo crescer juntos!  É o momento no qual não é necessário ter medo de ser um gigante e fazer coisas grandes!

Suas histórias fazem crescer ainda as crianças de hoje e fazem compreender que não precisa ter medo de fazer coisas grandes, de ser alegre a cada momento do dia, de ser gentil mesmo depois de uma derrota, de propor ideias geniais, gerar amizades genuínas e aprender através do jogo… Um bonito programa de vida!

Parte do território vaticano foi envolvido nesse grande oratório à sombra da Cúpula de São Pedro: a Sala Paulo VI tornou-se o espaço para atividades formativas ​​e recreativas – oração, jogos, pula-pula, lego gigante, futebol, assim como todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde.  Nos Jardins Vaticanos tivemos momentos educativos e percursos guiados – jogos de equipe e atividades esportivas – e também piscina, tênis e jogos aquáticos.  Um parque infantil a dois passos da casa do Papa para brincar e aprender a crescer.

Um momento lindo e significativo foi o “Got Talent”, onde as crianças foram as protagonistas, mostrando aos pais a sua criatividade, seus talentos e o que aprenderam durante essas semanas (cantos, danças, teatro, ginástica, arte, etc.).

O momento mais esperado foi o encontro com o Papa Francisco, no dia 3 de agosto de 2022: foi realizada uma Audiência particular com os Salesianos, Salesianas e animadores. Ao término da Audiência Geral, dirigiu uma saudação especial às crianças que participaram da Colônia de Férias no Vaticano, incentivando-as a serem corajosas e a terem sempre um sorriso nos lábios.  Agradeceu aos Salesianos e às Filhas de Maria Auxiliadora pelo trabalho incansável entre as crianças e os jovens segundo o carisma salesiano, convidando a não perder o entusiasmo que viu em cada um/a. De modo especial, agradeceu ao P. Franco Fontana, “capelão da Gendarmeria, alma espiritual do Vaticano que, como bom salesiano, foi capaz de colocar esta semente, de fazer este centro de verão: já é o terceiro ano”.

Viver e compartilhar estas semanas com crianças, adolescentes, animadores e Salesianos foi uma rica e profunda experiência em clima de família, alegria, amizade e colaboração. Animadas pelos traços específicos do “espírito de Mornese” e do “A ti as confio” de Madre Mazzarello, acompanhamos as crianças e adolescentes no seu caminho através dos sonhos, na formação à fé – preparação à confissão, cantos e eucaristia – e à gratuidade e solidariedade, com os jogos.  Agradecemos a oportunidade de compartilhar o Carisma salesiano em estilo feminino, como Filhas de Maria Auxiliadora.

Por: Ir. Monaliza Machado

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Doutorado em Comunicação

Ir. Márcia Koffermann, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), no dia 28 de março de 2023, na Universidade de Huelva, conclui o percurso de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.