Menu Principal

BLOG

Ano Nacional do Laicato

O Concílio Ecumênico Vaticano II, esse “novo Pentecostes” da Igreja continua vivo e valorizando a vocação e missão dos cristãos leigos e leigas, compreendendo-o plenamente Igreja. Supera a imagem de leigo visto como aquele que não sabe, aquele que não é, aquele que precisa ser levado a, apresentando uma visão positiva, reafirmando a sua plena incorporação à Igreja e seu mistério. “Estes fiéis foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus e, a seu modo, feitos partícipes do múnussacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (LG, 31).

O Concílio fundamentou toda a Igreja nas missões de Cristo e do Espírito, pois é o Espírito que capacita todas as pessoas batizadas para participarem na obra de Cristo oferecendo usas vidas como sacrifício espiritual, a escutarem e proclamarem a Palavra e trabalharem pela vinda do Reino de Deus (cf. LG, 31).

Somos chamados por Deus, por vocação própria, como sujeitos eclesiais, a agirmos no tecido humano da sociedade, na política, na economia, na cultura, na educação, na comunicação, no campo e na cidade. Somos muitos, somos Igreja, formamos um só Corpo em Cristo Jesus (cf. Rm.12,5).

Leigos e leigas, sujeitos na Igreja e Sociedade, chamados a uma “Igreja em saída”, que se espelha em Cristo e em sua missão, o Reino de Deus, como “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”. Que neste Ano do Laicato, possamos viver intensamente nossa vocação, identidade, espiritualidade e missão.

Que neste Ano do Laicato possamos intensificar a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, articulando o Conselho Nacional do Laicato do Brasil em todas as prelazias, dioceses e arquidioceses de nossos regionais. Seja esta a nossa meta para a integração das diversas expressões e organizações do laicato, para despertar nos leigos e leigas uma consciência crítica e participar nas atividades da Igreja como sujeito eclesial, para viver a comunhão com os demais membros da Igreja, para a capacitação e formação de um laicato maduro e organizado, com vistas à uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Um feliz e abençoado Ano do Laicato a toda a Igreja!

Marilza José Lopes Schuina – presidente do CNLB

Fonte: Conselho Nacional do Laicato Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.