Menu Principal

BLOG

Jovens participam de Encontro Vocacional e refletem sobre Projeto de Vida

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, realizou em sua sede, nos dias 19 e 20 de novembro, um Encontro Vocacional com a participação de dez jovens provenientes de Ponta Grossa (PR), Lorena, Guaratinguetá, Itaquera e São Paulo, capital.

  O encontro teve início com um momento de espiritualidade conduzido pelas Irmãs Solange Sanches e Cleonice Lourenço. Em seguida, as jovens foram oficialmente acolhidas pela Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, que ofereceu ao grupo o tão famoso “Bom dia”, com uma mensagem de entusiasmo e de alegria bem salesiana.

Após o momento inicial, o grupo se deslocou até o Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, para participar da Missa de Ordenação Presbiteral do diácono salesiano Antônio de Jesus Rocha.

 Na parte da tarde, as jovens participaram de uma palestra interativa juntamente com um grupo de vocacionados salesianos, conduzida pelo Padre Rafael Galvão, que focalizou o tema do Projeto de Vida associado ao sentido que cada um dá à própria história.

No final da tarde, as jovens retornaram à Casa inspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para o jantar e um momento de partilha sobre as vivências do dia. Tudo foi concluído com um momento intenso de adoração na capela da comunidade religiosa.

O domingo, segundo dia do Encontro Vocacional, teve sua abertura com a participação à Eucaristia no Mosteiro da Luz, na capela dedicada ao primeiro Santo brasileiro, São Frei Galvão. Em seguida, sempre na Casa inspetorial da BAP, o grupo participou de um momento de avaliação do acompanhamento recebido em 2021 e 2022, e também fez seu planejamento, indicando datas para encontros regionais, os quais – por sugestão das próprias jovens – seriam a etapa necessária para que as vocacionadas possam participar do Encontro Vocacional inspetorial.

O encontro terminou com o “envio” das jovens Fabiane e Vitória que, em 2023, sob a proteção de Nossa Senhora, irão para Recife a fim de iniciar a primeira etapa formativa, o Aspirantado. O grupo também fez o “envio” de Irmã Solange, que a partir do próximo ano, será Mestra de Noviças.

«A vivência, a experiência e a partilha foram os pilares da programação que permitiram o convívio com as Irmãs Salesianas, o testemunho da entrega ao chamado vocacional e a troca de percepções nos diálogos e dinâmicas. A fala “jovem” do Padre Rafael a nós e aos vocacionados salesianos foi muito esclarecedora», disse uma das participantes.

Segundo o relato de algumas das jovens, a comunhão se fez presente no acolhimento, na alegria, na disponibilidade e no amor com que as Irmãs receberam as vocacionadas, que assim puderam contemplar o próprio Cristo na cotidianidade e na forma simples de viver o carisma.

Por sua vez, a comunidade da Casa inspetorial agradeceu a presença das vocacionadas confirmando que elas enchem de juventude e de alegria a vida das Irmãs, e são esperança para a vida de outros jovens.

Também participaram ativamente do encontro as Irmãs Lúcia Maistro, Maria de Lourdes Becker e Ercilde Moratelli que, em diferentes comunidades da BAP, se dedicam ao acompanhamento das jovens vocacionadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.