A Equipe de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) realizou, nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, uma reunião presencial altamente produtiva, das 8h30 às 16h30, na Sede Inspetorial (São Paulo). O encontro, marcado pela mensagem de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, desenvolveu-se em estilo fraterno, alternando-se entre partilhas de vida e reflexões profundas, reforçando assim o compromisso de comunicar salesianamente a missão e viver a comunicação como missão salesiana.
Inicialmente Irmã Ivone Marcuzo partilhou o feedback positivo do Conselho sobre a atuação do Âmbito da Comunicação na Assembleia Inspetorial, realizada nos dias 13 a 15 de novembro.
Em seguida, recordando a trajetória do Âmbito da Comunicação da BAP em 2025, as participantes partilharam de forma inspiradora ações e momentos que contemplavam: conquistas a serem celebradas, desafios a serem superados em 2026, memórias de 2025, urgências para 2026 e aquilo que merece gratidão e reconhecimento.
Guiadas pelas Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), especialmente pelos artigos 60, 60 bis e 61 dos Regulamentos, a Coordenadora inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, ofereceu informações e conteúdos sobre os trabalhos da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), sobre o encontro presencial dos coordenadores/as inspetoriais de Comunicação em nível de CIB (Conferência Interinspetorial do Brasil), sobre eventos formativos como o Mutirão da Comunicação, a peregrinação jubilar de Manaus acontecida em setembro, que reuniu Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos de Dom Bosco e jovens da região norte.
Também mereceram foco no diálogo e na avaliação da equipe, o encontro formativo realizado em 16 de setembro com as FMA da BAP, em formato online, as ações realizadas como CIB em vista da canonização de Santa Maria Troncatti, a Assembleia Inspetorial da BAP, os projetos interâmbitos, a formação dos Comunicadores da BAP e outros processos já iniciados, que terão continuidade em 2026.
A equipe planejou suas reuniões – presenciais e online – para o próximo ano e validou ações em relação à formação que será oferecida às FMA, aos Comunicadores da BAP e a um projeto inovador baseado na Ecologia das Palavras. Esse projeto tem por objetivo fortalecer a convicção de que “tudo está interligado” e de que as palavras carregam uma força capaz de gerar processos e trocas, fomentar o bem e multiplicar comunicação de qualidade. Sua inspiração está no magistério da Igreja, especialmente no do Papa Francisco.
A reunião foi concluída de forma bem motivadora, assumindo as propostas do Âmbito da Comunicação em nível de CIB e em nível de BAP. Segundo as participantes, este foi «um dia de unidade, de clareza e avaliação, com visão de futuro!»












