De 2 a 4 de julho, aconteceu o VII Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela ANEC, que reuniu cerca de 2.500 congressistas no Centro de Convenções de Fortaleza (Ceará), consolidando-se como um dos mais importantes encontros do setor educacional do país.
O evento, marcado por uma programação intensa e plural, teve como tema Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar! – edestacou-se pela ampla articulação na escolha de temas, definição de núcleos temáticos, objetivos, metodologias e seleção criteriosa dos palestrantes.
A coordenação científica do Congresso esteve sob a responsabilidade de Irmã Adair Sberga, Filha de Maria Auxiliadora (FMA), que liderou os trabalhos desde o planejamento até a execução, garantindo o êxito de todas as atividades propostas.
Celebração dos 80 anos da ANEC
Durante o Congresso, foi realizada a Solenidade dos 80 anos da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (ANEC). Na ocasião, Irmã Adair fez um resgate histórico da educação católica no Brasil, com ênfase na chegada das congregações religiosas e na atuação também dos Salesianos e Salesianas, incluindo aquelas que em 1892 se estabeleceram em Guaratinguetá (SP).
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a entrega do Prêmio do Mérito Educacional Católico a quatro personalidades que se destacaram por suas contribuições relevantes à Educação Católica no país. Instituída em 2023, a premiação reconhece pessoas e instituições que promovem uma educação mais fraterna, solidária e humana, alinhada ao Pacto Educativo Global. Com surpresa e emoção, Irmã Adair foi uma das homenageadas pela ANEC, recebendo o reconhecimento pelo trabalho dedicado ao fortalecimento da educação católica.
Homenagem artística
A celebração dos 80 anos da ANEC também contou com a criação de um ícone artístico especial, desenvolvido por uma artista plástica de Fortaleza. A obra, de grandes dimensões e beleza singular, foi concebida especialmente para marcar a trajetória histórica da Associação.
O evento reafirmou o compromisso da ANEC e de todos os envolvidos com a promoção da educação de crianças e jovens, sempre em busca da excelência e da construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Também participaram do Congresso duas representantes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), as Irmãs Lucia Jacinta Finassi e Teresa Cristina Domiciano.






