Menu Principal

BLOG

Via-Sacra protagonizada por crianças e adolescentes do CCA Santa Lúcia reúne comunidade local em espírito de fé e de devoção

Na vivência do período quaresmal, o Centro para Crianças e Adolescentes – CCA Santa Lúcia, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP) e pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), promoveu atividades que trouxeram à luz os temas centrais da “Fraternidade e Amizade Social”, tema da Campanha da Fraternidade 2024.

Uma das iniciativas mais significativas foi o trabalho realizado com as crianças e adolescentes para interpretarem e relacionarem as 15 estações da Via-Sacra de Jesus com eventos e situações cotidianas e contemporâneas. Esta abordagem permitiu que os participantes compreendessem melhor os ensinamentos e mensagens que estão por trás de cada Estação. As representações artísticas resultantes dessas reflexões foram utilizadas para decorar o salão do CCA Santa Lúcia durante a Festa de Páscoa, que aconteceu no dia 28 de março.

Na Semana Santa, como já é tradição, um evento muito aguardado pelas famílias e membros das comunidades atendidas pelo CCA, foi realizada a encenação da Via-Sacra pelas ruas da comunidade local. Na representação, as crianças e adolescentes da Oficina de Teatro tiveram a oportunidade de demonstrar publicamente o que aprenderam. As Oficinas de Dança e Música desempenharam um papel fundamental ao longo do percurso, sustentando os cânticos e inspirando aqueles que acompanhavam a Via-Sacra. Elas também atuaram como convite aberto para que outros se juntassem ao cortejo e participassem do momento.

Durante a manhã, foram percorridas as ruas da comunidade Jardim Novo Pantanal, finalizando o trajeto na capela Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco. Neste local, foi proporcionado um momento especial de oração e reflexão, enfatizando a importância da unidade como irmãos e a alegria que a ressurreição de Cristo traz para a vida de quem nele crê. À tarde, seguiu-se a mesma dinâmica, porém, pelas ruas do Jardim Santa Lúcia. O encerramento se deu na capela Santa Luzia, um local de significado histórico para o CCA, pois foi ali que as Irmãs Salesianas da BAP deram início às primeiras atividades que culminaram na fundação do Centro para Crianças e Adolescentes Santa Lúcia.

No retorno ao CCA, além das celebrações e encenações, foi reservado um momento para homenagear os aniversariantes do mês, reconhecendo e valorizando cada indivíduo presente. Em seguida, foram distribuídos os presentes de Páscoa às crianças e adolescentes. Estes presentes foram generosamente doados pelos estudantes e familiares do Instituto Coração de Jesus, de Santo André (SP), por meio de uma ação pastoral solidária e significativa. Esse gesto de solidariedade e partilha, essencialmente um dom de Deus, enche de alegria e esperança a vida dos educandos, reforçando os laços comunitários e a missão do CCA Santa Lúcia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.