Menu Principal

BLOG

152ª Expedição Missionária Salesiana

Um gesto antigo e sempre novo repetiu-se no dia 21 de novembro, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália: a entrega do crucifixo missionário aos enviados da 152ª Expedição Missionária Salesiana.


“Como cristãos, somos todos discípulos missionários, chamados a ser testemunhas da verdade em nome do Senhor. E vocês, queridos missionários, o são muito mais”, disse o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, na homilia da missa.

Após abordar a importância da presença real de Jesus na vida de cada batizado, padre Artime relembrou o dia 11 de novembro de 1875, data da 1ª Expedição Missionária Salesiana que traçou um novo caminho para os salesianos e para a população juvenil de todo o mundo. Um caminho feito de amor, de carinho, de ajuda… que, de Turim, se difundiu primeiro pelas Américas e depois por todos os outros continentes. É um caminho que continua hoje, em nome de Dom Bosco, graças aos missionários “ad gentes, ad extra, ad vitam”, que deixam tudo para evangelizar e educar populações diferentes das suas no estilo salesiano.

E, concluindo sua reflexão, recordou o espírito com que os enviados cumprirão a sua missão: “não estão indo como mestres, mas como servos, em nome do Senhor Jesus, para partilhar a vida… E nesta partilha irão oferecer o melhor de si. Considero isto maravilhoso!”, disse o Reitor-mor.

Em seguida, se fez o rito da entrega das cruzes, introduzido pela comovente invocação a Deus para a bênção dos que partem, na qual o sucessor de Dom Bosco implorou para cada um “o coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello“.

Neste ano, a celebração ocorreu no Domingo de ‘Cristo, Rei do Universo’ e ganhou ainda mais destaque graças à participação de numerosas personalidades salesianas. Entre elas, a nova madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), irmã Chiara Cazzuola, acompanhada pela superiora das FMA do Piemonte, irmã Emma Bergandi, além dos numerosos concelebrantes que acompanharam, no altar, o X sucessor de Dom Bosco como: o padre Alfred Maravilla, conselheiro geral para as Missões; o padre Juan Carlos Perez Godoy, conselheiro para a região mediterrânea, e os inspetores da mesma região, recentemente reunidos em Turim.

Devido às restrições ainda em vigor para as viagens internacionais, apenas nove (dentre 23) salesianos e dez (entre 11) FMA receberam as cruzes missionárias, representando todos os enviados da 152ª Expedição Missionária Salesiana.

Os demais enviados, que não puderam participar da cerimônia, receberão a cruz de seus respectivos inspetores, sempre em nome do Reitor-mor, sucessor de Dom Bosco.

Fonte: Agência Info Salesiana

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana da Criança na Casa Betânia

Uma semana repleta de atividades para comemorar o Dia da Criança, neste clima os alunos da Casa Betânia se divertiram com muita recreação: cama elástica,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.