Menu Principal

BLOG

UNIFATEA promove atividades em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

O mês de maio é um tempo de celebração importante para a Igreja Católica, que o dedica a Nossa Senhora. Para a família salesiana, o período ainda tem uma data especial: o dia 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Por ocasião da data, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA promoveu, ao longo de todo mês, atividades em honra a Nossa Senhora Auxiliadora.

Em todos os dias do mês, os colaboradores puderam se revezar e “ser Maria” para os demais, promovendo gestos que revelassem a presença da Mãe Auxiliadora. A cada dia, as equipes eram surpreendidas, ora por um doce, um biscoito, uma mensagem de Nossa Senhora. Além de ser um lembrete do amor e cuidado maternos, a atividade promoveu o envolvimento de cada membro do UNIFATEA.

Cantata Mariana

Na noite do dia 22 de maio, aconteceu a Cantata Mariana entre professores e alunos, no hall da Biblioteca Conde de Moreira Lima. O momento teve como tema “Luzes de Devoção: Uma Cantata em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora”. Estiveram presentes Irmã Alaíde Deretti, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e Irmã Elza Rodrigues, diretora da Comunidade Religiosa Casa Maria Auxiliadora.

“Foi uma forma de cada um acender a sua luz e de pedir a companhia de Nossa Senhora, para que chegasse em suas casas e nos lugares que precisavam dessa luz. É sobretudo reconhecer que Maria auxilia. Se confiarmos nessa presença que auxilia e que caminha conosco, nós tiramos grande parte da responsabilidade humana, e entregamos para o Divino, porque Ela vai entregar para Deus. Maria não é ‘deusa’, como diz Padre Zezinho. Mas depois de Jesus, ninguém é maior que Maria. Essa atividade envolve toda a comunidade acadêmica, e o ambiente, que é um ambiente salesiano, se torna assim um ambiente respeitoso e de oração”, afirmou Irmã Zenilde.

Ao final da cantata, a inspetora, Irmã Alaíde Deretti, dirigiu uma palavra aos presentes e proferiu a benção a todos.

Missa e Coroação

Após a carreata, os fiéis foram convidados a participar da Santa Missa. Na homilia, o celebrante, Padre Valdir Custódio, afirmou que uma das grandes pérolas que o cristianismo trouxe foi a devoção a Nossa Senhora.

“A devoção mariana verdadeira sempre nos leva a Jesus. Dom Bosco sempre entendeu isso, e com esse título Auxílio dos cristãos, Nossa Senhora é essa grande referência, que nos auxilia, patrocina, e faz com que Seu Filho Jesus possa a cada dia enxergar algo novo em nossa vida”, disse o sacerdote que ainda ressaltou que a vida do cristão é um testemunhar para o Céu.

“Nossa vida é uma eterna catequese, tudo o que nós fazemos é sempre aprendizado, compromisso, e Nossa Senhora auxilia os filhos de Deus, e quer a todo instante indicar os seus filhos a seguir o caminho do Seu Filho, que é Verdade e é Vida.”

Ao final da Missa, houve a coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças, que também puderam entregar rosas à Mãe e Rainha.

As irmãs Marianne e Maria Julia participaram deste momento. “Foi uma grande emoção coroar a Mãe de Jesus”, afirmou Marianne, de 9 anos. A irmã mais velha completou: “A música, o ambiente, tudo cria um clima muito especial e a gente sente essa presença de Nossa Senhora”.

Queima das cartinhas

No dia 29 de maio aconteceu a última celebração com alunos, professores e docentes, na capela do UNIFATEA. A tradicional queima das cartinhas, na parte da manhã e à noite.

A tradição se iniciou com Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, que incentivava os meninos do oratório a escrever uma carta, com seus pedidos e orações a Nossa Senhora. Após a queima dessa carta, os alunos recebiam uma resposta de Nossa Senhora escrita pelo próprio Santo.

No jardim do UNIFATEA, participaram do momento alunos, professores e docentes, que puderam registrar no papel suas súplicas e agradecimentos. Posteriormente, em procissão, o grupo seguiu para o jardim central, onde as cartas foram queimadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Na última sexta-feira (28), das 14h30 às 16h30 (horário de Roma), aconteceu mais um Webinar promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que reuniu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.