Menu Principal

BLOG

Troca de Faixas do Judô marca momento de cultura e superação no Instituto João Paulo II

No dia 13 de outubro, no Instituto de Ação Social João Paulo II, em Guarapuava (PR), aconteceu o exame de faixa do Judô para as crianças e adolescentes. O Judô é uma atividade realizada no Instituto, em parceria com a Academia de Judô Randori/UniGuairacá. O exame conta com a parte técnica e a teórica em japonês.

O “Sensei” (n.d.r. palavra japonesa que significa “professor” ou “mestre”) Aparecido é quem administra a técnica do Judô todas as quintas-feiras, no Instituto. E, nesse dia de exame, quem aplicou o exame foi o convidado “Sensei” Fernando.

Foi um momento muito importante para as crianças e adolescentes. O exame proporcionou um momento de cultura oriental e de exemplos de cidadania para todos: para os que iam realizar o exame e para os que estavam assistindo o exame.

Um dos destaques da fala do “Sensei” Santos foi esclarecer que o Judô não é um caminho suave, podendo ser interpretado como caminho da suavidade e que cada judoca pode desenvolver dentro de si a suavidade. Retomou com as crianças a origem do Judô e falou do criador do Judô, Jigoro Kano.

Em vários momentos, trouxe para o cotidiano das crianças e adolescentes as regras do Judô, perguntando sobre as regras da família e do Instituto. Após o resultado daqueles que conseguiram a evolução no Judô, será marcada a data para a mudança de faixa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.