No CEI Pingo de Gente, localizado no Guacuri, Zona Sul de São Paulo (SP), momentos espontâneos frequentemente se transformam em oportunidades valiosas de aprendizagem. Foi o que aconteceu com as crianças do Mini Grupo I (B), orientadas pela professora, durante uma atividade no parque. Na última semana do mês de julho, enquanto se dirigiam a um brinquedo, os pequenos se depararam com um grilo, um encontro simples, mas cheio de significados.
A surpresa e o encantamento foram imediatos. Gritos de alegria, curiosidade estampada nos olhares e muitos sorrisos marcaram aquele instante. O interesse despertado foi tão genuíno que, dias depois, ao reencontrarem o grilo, as crianças prontamente se reuniram ao redor dele, sentando-se no chão para observar atentamente cada movimento do pequeno inseto, que saltava de um brinquedo a outro, provocando ainda mais entusiasmo no grupo.
Diante da vivência, a professora decidiu transformar a curiosidade das crianças em investigação: nasceu assim o projeto “Quem está cantando? O grilo!”. A iniciativa teve como objetivo ampliar o repertório infantil a partir da escuta atenta, da exploração sensorial, do movimento e da imaginação, tudo isso promovido com base no interesse real e espontâneo das crianças.
Além de fortalecer o vínculo com a natureza, o projeto valorizou o protagonismo infantil e mostrou como o ambiente pode ser um potente campo de descobertas. “Foi encantador observar como um ser tão pequeno despertou tanta curiosidade e vontade de aprender”, destacou a professora.
Essa experiência é mais uma prova de que, na Educação Infantil, grandes aprendizagens podem surgir de pequenos encontros e, especialmente, quando há sensibilidade para escutar o que as crianças têm a dizer com seus olhares, gestos e encantamentos.








