Menu Principal

BLOG

Peregrinos de língua portuguesa participam do Projeto Mornese na Itália (2ª parte)

De 8 a 23 de setembro, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e educadores/leigos da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, participam do Projeto Mornese – língua portuguesa –, uma experiência imersiva na vida da Igreja e no carisma dos fundadores do Instituto FMA: São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello.

A peregrinação percorre lugares significativos como Roma, Turim, Chieri, Mornese e Nizza, com o objetivo de «reavivar a beleza da própria vocação nas fontes do carisma salesiano para ser, com Maria, uma presença geradora de vida hoje».

Entrando na segunda etapa do Projeto Mornese, os participantes foram convidados a mergulhar em Turim, visitando alguns lugares marcantes na trajetória de vida de Dom Bosco – como leigo e como sacerdote.

No Colle Don Bosco, conheceram o local onde ele viveu até os 16 anos, em sua casa simples com Mamãe Margarida — um lar humilde, mas repleto de amor. Foi ali que Joãozinho Bosco teve o Sonho dos 9 anos, experiência que deu origem ao seu Oratório. Mamãe Margarida foi sua grande inspiração, um vínculo de confiança e ternura que a tornou não apenas mãe de Dom Bosco, mas também mãe espiritual de tantos jovens.

Em Chieri, vivenciaram a sua passagem pelo seminário, onde permaneceu por 10 anos. Nesse período, João Bosco criou laços de amizade, destacando-se sua relação com Luís Comollo, seu grande amigo.

Um lugar que tocou profundamente os participantes do Projeto Mornese foi o Caffè Pianta, onde João Bosco passou por muitas dificuldades, mas com sua fé, determinação e ligação profunda com Mamãe Margarida não desanimou de sua missão.

Na etapa de Valdocco, acompanhados pelo salesiano Padre Mike Pace, Vice-diretor do Museu da Casa Dom Bosco, os peregrinos conheceram os espaços e a história onde tudo começou. Visitaram a Basílica de Maria Auxiliadora, que guarda relíquias de primeiro grau de São João Bosco, Santa Maria Domingas Mazzarello, São Domingos Sávio e de outros santos, beatos e mártires. Também visitaram a Capela Pinardi, onde Dom Bosco celebrou missas por seis anos com os meninos, sempre centrado na adoração a Jesus Cristo.

Além disso, tiveram a oportunidade de visitar o Oratório de Valdocco, atualmente transformado em museu, e o quarto onde Dom Bosco passou seus últimos anos de vida. Ali, fizeram memória de sua trajetória até o fim. Nesse espaço, participaram também de uma Celebração Eucarística muito especial.

Segundo Karine, vice-diretora do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul (SC), «a etapa de Turim foi muito significativa, pois nos proporcionou uma verdadeira imersão no carisma salesiano por meio da história de Dom Bosco. Fortalecemos nossa identidade como educadores salesianos, inspirados pela experiência e obra que ele construiu para os jovens. Foi emocionante estar nos locais do nosso fundador e ouvir o chamado que ele tem para cada um de nós. Sua fé inabalável, fundamentada no amor por Maria e pela Eucaristia, sua praticidade e o desejo de encontrar a “corda que vibra” em cada jovem, nos ensina muito. Agradeço imensamente por viver esta linda experiência chamada Projeto Mornese».

Depois da etapa de Turim, o grupo segue em peregrinação para as terras de Mornese, local da vida e da história de Santa Maria Domingas Mazzarello.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

A bela Nossa Senhora de Dom Bosco

No dia 23 de maio de 2022, vigília da Solenidade de Maria Auxiliadora, a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara

Obrigada, Madre Chiara!

 No dia 26 de abril de 2023, em Bogotá, Colômbia, celebra-se a Festa da Gratidão Mundial, animada pelas quatro Inspetorias Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (CBC), Nossa

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.