Menu Principal

BLOG

Peregrinos de língua portuguesa participam do Projeto Mornese na Itália

De 8 a 23 de setembro, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e educadores leigos que compartilham a missão salesiana, participam do Projeto Mornese – língua portuguesa –, uma experiência imersiva na vida da Igreja e no carisma dos fundadores do Instituto FMA: São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello.

A peregrinação percorre lugares significativos como Roma, Turim, Chieri, Mornese e Nizza, com o objetivo de «reavivar a beleza da própria vocação nas fontes do carisma salesiano para ser, com Maria, uma presença geradora de vida hoje».

O grupo é formado por 29 participantes, entre estes, o padre Sérgio, de Moçambique e quatro FMA animadoras, responsáveis pela formação: Irmã Janete, Irmã Monaliza, Irmã Cláudia e Irmã Antoniele.

No grupo, encontram-se representantes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, provenientes das seguintes presenças:

Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Lins (SP)
Instituto Maria Auxiliadora – Rio do Sul (SC)
Instituto Medianeira Casa da Criança – Rio Pardo (RS)
Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, com duas de suas filiais: Instituto Nossa Senhora do Carmo – Guaratinguetá (SP), Instituto Madre Mazzarello – São Paulo (SP) e Instituto São José (SP).

Também estão participando Irmã Erenita Gesser, FMA do sul do Brasil e missionária na Angola, a Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) e um representante da Assessoria Apoio Estratégico.

Até o dia 13 de setembro, na primeira etapa, os peregrinos já haviam vivenciado momentos de intensa espiritualidade, como a canonização de São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati, a audiência com o Papa Leão XIV e o tradicional “Boa-noite” com a Superiora do Instituto FMA, Madre Chiara Cazzuola, sucessora de Madre Mazzarello. Por ocasião do Ano Jubilar, o grupo também teve a graça de participar da peregrinação até a Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Na segunda etapa, os participantes vão vivenciar a imersão no carisma salesiano em Chieri, Colle Don Bosco e Turim, mergulhando nas raízes da vida de Dom Bosco, onde nasceu a missão salesiana que se mantém viva até os dias de hoje.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CIB tem nova diretoria

Em reunião por ocasião da Assembleia da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB), no Colégio de Santa Inês, em São

Educar é acompanhar

A abordagem dos jovens, no contexto contemporâneo, revela a sua necessidade de apoiar-se em pessoas que lhes deem segurança para continuarem avançando no caminho de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.