De 6 a 12 de janeiro, aconteceu mais um Retiro Anual da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã (SP). Provenientes de diferentes comunidades, participaram do retiro 38 Filhas de Maria Auxiliadora, incluindo a Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.
O orientador, Dom Adalberto Donadelli Junior, Bispo da Diocese de Rio do Sul (SC), «foi um dom de Deus». Segundo uma das participantes, Irmã Helena Gesser, Dom Adalberto «é uma pessoa profundamente iluminada». O Bispo conduziu o retiro a partir da Palavra de Deus. O dia tinha início com um momento de Adoração ao Santíssimo, logo às 7h30. Durante o dia, ele oferecia duas reflexões e, à noite, conduzia um momento de oração contemplativa. «Todos os momentos foram conduzidos pelo orientador. A Celebração Eucarística, centro do dia, teve sempre uma conotação toda especial», disse Irmã Helena.
O contato com a natureza, o profundo silêncio, a temperatura agradável… O clima interno e externo favoreceu uma experiência livre e serena com Deus, através da Palavra lida, meditada e rezada. «Em companhia de Maria, mulher da escuta, os dias eram uma liturgia vivida saboreando a Palavra», concluiu Irmã Helena.
Na Celebração Eucarística do dia 11 de janeiro, festa do Batismo do Senhor, as Irmãs Junioristas – Valentina Maria Delfino Hurtado, Luana Keity da Silva Oliveira e Celene Couto Rodrigues – renovaram os votos, assumindo o compromisso de fidelidade ao Projeto de Deus no seguimento à Pessoa de Jesus Cristo segundo o coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.
No dia 12 de janeiro, as jovens Andresa Natália Pereira de Lima, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE), de Recife; Elisiane Dias Vasques e Larisse Karine Pereira Lemos, ambas da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (BRM), de Manaus, deram mais um passo na sua resposta ao chamado do Senhor, a exemplo de Maria, mulher aberta à vontade de Deus e solícita às necessidades da humanidade. A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida acolhe, com muito carinho, essas jovens que iniciam o período do Noviciado, desejando que possam percorrer um caminho formativo tendo como grandes formadores o Espírito Santo e Maria.
Segundo as participantes, «o Retiro foi realmente um tempo de “graça sobre graça”». Desde o início, o grupo foi motivado a rezar a partir das palavras de Santo Agostinho: «Sem a oração não se pode conservar a vida da alma; vive-se como se reza».
Dom Adalberto convidou, motivou e incentivou todas a fazerem um “santo retiro”, conforme dizia Santa Teresinha: «para um bom retiro, são necessárias determinação e generosidade interior».
Fotos Junioristas
Fotos Noviças













