Menu Principal

BLOG

Noviças apresentam tema de estudo em Seminário de Espiritualidade Salesiana

Na tarde do dia 22 de novembro, foi realizado o VII Seminário de Espiritualidade Salesiana, no Salão São José, na Casa Santa Teresinha (Lapa – São Paulo).
As noviças Clívia, Wanderlene e Vitória apresentaram temas referentes ao itinerário da vida espiritual de São João Bosco, respectivamente: “O segredo da vida contemplativa-ativa de São João Bosco”, “A esperança na vida de Dom Bosco” e “Resiliência que gera vida”.
Foram momentos enriquecedores de partilha do carisma, que contou com a presença e participação das Irmãs da Comunidade Santa Teresinha, da Comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, e de Irmã Silvana Soares, da comunidade Santa Teresa, de Lorena (SP), que foi a orientadora do projeto.
Os agradecimentos se estendem também a Irmã Vani Moreira, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), que conduziu as Noviças nessa imersão na vida do Fundador durante a produção dos artigos.
A seguir, as Noviças compartilham um pouco da experiência:

A esperança na vida de Dom Bosco 

«Contemplar a esperança, ou o verbo “esperançar”, na vida e missão de Dom Bosco é retomar e atualizar a verdadeira esperança cristã, aquela que não decepciona e não engana, porque está ancorada em Jesus Cristo. Isso nos ajuda a olhar a educação segundo Dom Bosco por uma ótica diferenciada, pois ele não educava os jovens para que o amassem, mas os educava porque já os amava. [O Seminário] foi uma experiência riquíssima que me ajudou a mergulhar mais profundamente na Espiritualidade Salesiana.» (Wanderlene – Noviça do 1º ano – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – Manaus)

Resiliência que gera vida

«No aprofundamento do Itinerário Espiritual de Dom Bosco, uma característica marcante em sua história é o desenvolvimento da resiliência em sua vida. Diante de tantas perdas e desafios, soube superá-los e coletar aprendizados, amadurecia com as surpresas da vida, porque encontrou um “porquê” e um “para quê”, que o impulsionava a enfrentar, ressignificar e crescer com as perdas que surgiam. Apresentar este seminário às minhas Irmãs, foi uma rica oportunidade de aprendizado e aprofundamento, me motivou a mergulhar nas experiências vivenciais do nosso Fundador e, com ele, aprender que a resiliência é uma construção, que parte de uma decisão pela vida e para a vida.» (Vitória – Noviça do 2º ano – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – São Paulo)

O segredo da vida contemplativa-ativa de São João Bosco

«Aprofundar o tema da vida contemplativa-ativa de São João Bosco foi uma experiência de grande crescimento pessoal e espiritual para mim. Olhar para a história de Dom Bosco e perceber como Deus o foi modelando para a missão com os jovens através de suas próprias raízes, redescobrir sua forma simples e essencial de rezar, que o colocava perenemente na presença de Deus, iluminou meu caminho vocacional e me encorajou a viver um cotidiano imerso na graça de Deus. Nosso fundador nos ensina que é possível conciliar uma vida de contemplação e ação nos dias atuais, não obstante os inúmeros deveres com os quais todas precisamos lidar no dia a dia. (Clívia – Noviça do 1º ano – Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Começam os CommTalkS

Que ocasião melhor do que a solenidade de São João Bosco para lançar a iniciativa CommTalkS, com as vídeo-publicações produzidas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto

A arte da paciência em família

O Reitor-Mor, o Pe. Angel Fernández Artime, apresentando uma visão teológica do amor no matrimónio e na família destacou algumas das atitudes essenciais, entre as

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.