Menu Principal

BLOG

Evento Cultural 2025 do Colégio Auxiliadora une arte, fraternidade e ecologia integral

O tema “Fraternidade e Ecologia Integral: A cultura salesiana do cuidado, do brincar e do compromisso com a Casa Comum” inspirou um encontro repleto de aprendizado e esperança.

No sábado, 25 de outubro, o Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP), viveu uma manhã de encantamento e reflexão durante o Evento Cultural 2025, realizado na própria escola. O encontro reuniu pais, estudantes, familiares e educadores em um verdadeiro mergulho nas experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano, celebrando o protagonismo das crianças e jovens sob o olhar da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom.”

Com apresentações artísticas, musicais e exposições interativas, o evento evidenciou o compromisso do colégio com uma educação que valoriza o cuidado com o outro e com a Casa Comum. Cada turma apresentou um recorte de seu percurso formativo, revelando aprendizagens sensíveis, criativas e alinhadas ao carisma salesiano de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Programação completa

Os espaços do colégio transformaram-se em verdadeiros ambientes de aprendizagem: hortas, robôs, arrecadações solidárias e manifestações artísticas que dialogaram com a natureza e a sustentabilidade. Dentre os destaques, estiveram o painel interativo “Borboletário da Esperança”, do Período Complementar; o Slam de Poesia, do 8º ano; o Teatro de Leitores “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, do 5º ano; além das produções do Ensino Médio, como o lançamento de foguetes, a mostra fotográfica “Retratos da Cidade” e a instalação artística “Remix Visual: A nova geração reinterpreta o vinil”.

A Educação Infantil levou ainda mais energia ao evento com a Aula Aberta de Futsal, reunindo famílias em momentos de animação e movimento. Enquanto isso, a Pastoral do colégio promoveu a COP Pastoral, uma simulação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que convidou os participantes a refletirem sobre os desafios ambientais.

No Teatro Auxiliadora, as turmas da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais emocionaram o público com o espetáculo musical “Resgatando nossa história, semeando a esperança: um olhar para a infância de ontem e de hoje”, que buscou valorizar as tradições folclóricas e as memórias coletivas – conectando o passado ao presente para inspirar uma infância mais rica em valores, música e alegria.

Segundo Luciana Orsini, diretora pedagógica, o clima fraterno e colaborativo marcou cada momento da manhã, reafirmando o compromisso do Auxiliadora com uma educação humanizada, participativa e sustentável. “Mais do que uma oportunidade de encontro e integração, a mostra foi uma celebração da vida, da alegria e da missão de formar ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, que cuidam, transformam e semeiam esperança”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.