Aparecida (SP), 3 a 5 de setembro de 2025 – Jovens de todas as regiões do Brasil participaram do Jubileu da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). O encontro reuniu lideranças das dez inspetorias salesianas (FMA e SDB) para momentos de reflexão, partilha e celebração da fé.
Raízes do Jubileu
O Jubileu da AJS foi inspirado pelo Sínodo dos Jovens Salesianos, realizado em 2024, em Turim, Itália. Na ocasião, os jovens representantes do Brasil, alimentados pelo carisma salesiano, refletiram sobre os atuais pátios e o futuro da Igreja. Motivados por essa experiência, assumiram o compromisso de organizar um encontro semelhante em território nacional.
Dias de Reflexão e Partilha
Entre os dias 3 e 5 de setembro, Aparecida se tornou o ponto de encontro da juventude salesiana. No dia 4, os participantes visitaram a presença salesiana de Pindamonhangaba (SDB – BSP), sendo acolhidos pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, SDB, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP); pela Irmã Teresinha Ambrosim, FMA, inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) e referente para a Pastoral dentro da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB); e pelo Padre Francisco Cervantes, SDB, mexicano, referente para a Pastoral Juvenil Salesiana na América e membro da equipe de Pastoral Juvenil Salesiana na Sede Central, em Roma.
Dando início aos momentos formativos, Walberto Giordano Santos Silva, SDB, delegado da Pastoral Juvenil na Inspetoria São João Bosco (BBH), trabalhou o tema “As Colunas da Esperança”, contextualizando, com base no sonho das Duas Colunas (Dom Bosco), a história do Movimento Juvenil Salesiano no Brasil.
Ao final do momento formativo, os jovens se dirigiram à capela, onde celebraram a Eucaristia, presidida pelo Pe. Alexandre Luís de Oliveira, com um rito de apresentação de objetos que representavam as características regionais de suas inspetorias.
Na parte da tarde, os jovens foram divididos em grupos e estimulados a dialogar sobre sonhos e necessidades da juventude atual. Como lideranças em suas realidades, construíram um espaço de escuta e partilha bastante produtivo, em um momento preparado pelos jovens da equipe de organização.
Ao se aproximar do final do dia, tiveram a oportunidade de visitar a Réplica da Casa de Dom Bosco, fundada pelo atual diretor da Presença Salesiana de Pindamonhangaba, Padre Agnaldo Soares Lima, SDB (BSP). Ele guiou o grupo, contando a história e a motivação da construção da obra, desde o portão da Vila dos Becchi até seu interior. Um espaço dedicado à espiritualidade salesiana que ajudou os jovens a se aprofundarem na experiência carismática.
Para encerrar o dia, os participantes viveram um momento de adoração, conduzido pelo Padre Cláudio Andrade Motta, delegado da Pastoral Juvenil na Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP).
No dia 5, a programação seguiu em Guaratinguetá (FMA – BAP). Logo pela manhã, os jovens participaram de um momento formativo, conduzido pela Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro, FMA, coordenadora de Pastoral Juvenil na Inspetoria Madre Mazzarello (BMM). Ela trabalhou o tema “Um Sonho Compartilhado”, refletindo sobre as ações realizadas por Dom Bosco e Madre Mazzarello, despertando nos participantes o sentimento de pertença e a certeza de que o sonho continua vivo e fecundo.
Na sequência, Isadora Lina Prudente Pinto, responsável pelo Memorial das FMA no Brasil, juntamente com a Irmã Cleonice Aparecida Lourenço, coordenadora da Pastoral Universitária do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), e a Irmã Silvana Soares, vice-reitora do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), conduziu uma visita guiada ao grupo, apresentando a trajetória das Filhas de Maria Auxiliadora e a contribuição histórica das religiosas no estado de São Paulo.
Após o almoço, em um momento de plenária chamado “De AJS para AJS”, os jovens refletiram sobre como a AJS Nacional pode atuar em rede, fortalecendo e integrando iniciativas em todo o país. Esse foi um momento dedicado à fala dos jovens, com escuta atenta dos religiosos acompanhantes, exercício que estimulou uma discussão muito construtiva.
Mais tarde, o grupo se dirigiu à capela para uma celebração eucarística presidida pelo Padre Diego da Silva, delegado da Pastoral Juvenil na Inspetoria São Pio X (BPA). No ofertório, jovens representantes de cada inspetoria apresentaram camisetas personalizadas de eventos realizados em suas regiões.
Como gesto de confraternização, os participantes realizaram a “Feirinha da AJS”, na qual compartilharam camisetas, bottons, comidas e outros objetos que representavam suas inspetorias. O Jubileu da AJS foi concluído com um luau, marcado por músicas, reflexões e uma dinâmica de compromisso com o futuro positivo da AJS. O abraço coletivo entre os jovens simbolizou a unidade e o desejo de construir um movimento cada vez mais forte.
Jubileu da Juventude (CNBB)
No dia 6 de setembro, os participantes do Jubileu da AJS se uniram ao Jubileu da Juventude, promovido pela CNBB. A celebração reuniu milhares de jovens de todo o Brasil em Aparecida, que caminharam em romaria até a Basílica da Padroeira do Brasil, em um grande testemunho de fé, com missa, momentos de oração, catequese e atividades culturais.
Depoimentos
Irmã Claudiane da Silva Cavalcante, FMA, coordenadora da Pastoral Juvenil na Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE) e referente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana: “O Jubileu da AJS constitui um marco muito importante em nossa caminhada como Pastoral Juvenil Salesiana. Uma experiência fecunda de encontro, partilha de vida, escuta e, sobretudo, de protagonismo juvenil. A AJS é um sinal vivo de esperança na Igreja e revela o quanto o carisma salesiano é um instrumento de Deus na vida de tantos jovens. Acreditamos que este encontro trará ainda mais frutos em nossa ação evangelizadora.”
Irmão Manoel Messias da Silva, SDB, delegado da Pastoral Juvenil na Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) e referente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana: “Para mim, como delegado da Pastoral Juvenil Salesiana, é uma graça estar com todos esses jovens e escutá-los. Escutar esses jovens cheios de sonhos e expectativas e, maior ainda, poder ver que, nesses dias de encontro – nos momentos de partilha, convivência, celebração e oração – eles fazem propósitos que com certeza irão ajudar em nossa caminhada. Esperamos que daqui tenhamos uma grande trajetória e que cada jovem se sinta amado pelos Salesianos e Salesianas.”
Ana Luiza Silva Gomes, jovem representante da AJS (FMA) na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP): “Viver o Jubileu da AJS, que reuniu jovens de todo o Brasil e teve como tema Esperançar a Juventude, foi uma experiência incrível, com muita troca de vivências e aprendizado. Momentos que nos conectaram com a nossa história, como a visita à réplica da Casa de Dom Bosco e ao Memorial das Irmãs, foram essenciais para lembrarmos que os sonhos de Dom Bosco também foram sonhos de Deus e que temos a graça de participar desse sonho. Estar com tantos jovens nesse encontro e no Jubileu da Juventude foi maravilhoso e me deu a certeza de que a esperança e a união entre os jovens estão vivas dentro da Igreja.”
Eddie Santos de Queiroz, jovem representante da AJS (SDB) na Inspetoria São Domingos Sávio (BMA): “O Jubileu transformou minha vida ao trazer um olhar mais esperançoso para o futuro dos jovens do mundo e, em especial, de nossas casas. Ver, ouvir e partilhar com jovens de todo o Brasil me fez retornar com um ânimo extraordinário para minha inspetoria. Sinto-me com os compromissos renovados e profundamente animado pela força do Espírito Santo. Essa experiência me inspira a seguir com mais confiança e entrega na missão que me foi confiada. Desejo que Dom Bosco continue nos animando e que Nossa Senhora Auxiliadora permaneça guiando nossa caminhada rumo ao encontro com Cristo.”














