Menu Principal

BLOG

ENAS 2025 renova missão educativa e evangelizadora

O Encontro Nacional da Ação Social (ENAS 2025) foi realizado em Aparecida, SP, entre os dias 30 de junho a 3 de julho, e marcou os 10 anos de trajetória da Ação Social em Rede da Rede Salesiana Brasil (RSB)

A abertura do evento foi realizada na Arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e reuniu os diretores executivos da Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia Aparecida e padre Sérgio Baldin, os inspetores referentes da Ação Social, irmã Maria Américo Rolim e padre Felipe Bauzière, além de educandos e educadores das obras salesianas de todo o país.

Dez anos de caminhada

O primeiro dia do ENAS teve entre seus pontos altos a apresentação do painel: “RSB Ação Social: 10 anos de caminhada!”, que permitiu refletir sobre a história, os aprendizados e os frutos da Ação Social em Rede da RSB.

Durante a exibição do painel, a irmã Maria Américo Rolim destacou a importância desse caminho trilhado, afirmando ser um projeto gerador de vida e de esperança. Já a irmã Silvia Aparecida da Silva disse que essa caminhada revela a força da missão compartilhada: “consolidar a Rede é tornar concreto o sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que acreditaram na força da comunidade educativa e pastoral como resposta aos clamores da juventude.”

Padre Sérgio Baldin, por sua vez, reforçou o compromisso coletivo com a transformação social: “a união e o protagonismo da comunidade salesiana podem transformar o Brasil e a vida das crianças, adolescentes, jovens e de suas famílias.”

Já o padre Agnaldo Soares falou da essência da missão que se traduz em serviço: “acreditar na força da união para um testemunho na lógica do amor e do serviço, como caminho para transformar vidas, fortalecer a esperança e promover uma sociedade à luz do Evangelho.”

Compromisso com às juventudes

A programação do segundo dia do ENAS girou em torno da reflexão sobre os desafios sociais do presente, o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e o legado da missão salesiana junto aos mais vulneráveis.

Para discorrer sobre essas temáticas, o ENAS contou com a participação do sociólogo Jessé Souza, que ofereceu um panorama crítico sobre o cenário social brasileiro atual e falou sobre as raízes das desigualdades sociais, o papel da elite econômica na manutenção dessas estruturas e os impactos do racismo e da exclusão na juventude brasileira.

A educadora salesiana Patrícia Machado, por sua vez, conduziu a palestra “Peregrinos de esperança com os Jovens!”, em que destacou a centralidade da juventude na missão salesiana. Já o facilitador Eduardo dos Santos Batista conduziu a dinâmica “Futurospectiva”, uma atividade em grupos que propôs aos participantes refletirem sobre os futuros possíveis da ação social salesiana.

Bate-papo com jovens

O segundo dia do ENAS também contou com um bate-papo com jovens que participaram da ação social salesiana e testemunharam como as obras sociais marcaram suas vidas.

Lívia Almeida, de Manaus, partilhou que a obra salesiana, para ela, significa amor e cuidado. “Foi lá que recebi apoio nos momentos mais difíceis e aprendi, com as irmãs, a nunca perder a fé e sempre acreditar no melhor que está por vir”.

De Petrolina, Pernambuco, a jovem Geovanna Lays, do Ceman Pro Menor, relatou que a obra impactou muito a vida dela. “Participei de oficinas de balé, futsal e Educomunicação, que me ajudou a melhorar minhas notas, na socialização e desenvolvimento pessoal”.

Leyla Assis, de Linhares, no Espírito Santo, e Nilton Kaio de Guarapuava, Santa Catarina, falaram da importância da obra na construção da trajetória da vida deles.

Maria Heloysa, de Lorena, São Paulo, disse que a obra serve para edificar e moldar o jovem. “Entrei com quatro anos e ela (obra) me transformou, me tornando mais independente e corajosa para enfrentar meus medos”, concluiu.

Missão educativa e evangelizadora

O terceiro dia do ENAS foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha fraterna e vivências, que reafirmaram o compromisso da Rede Salesiana Brasil com os valores do carisma salesiano e com a missão educativa e evangelizadora junto às juventudes.

Logo nas primeiras horas da manhã, os participantes foram acolhidos com uma oração conduzida pela irmã Silvia Letícia, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, e José Jair Ribeiro, coordenador da Ação Social da Inspetoria São Pio X.  Em seguida, foi realizada a socialização dos trabalhos em grupos, conduzida por Eduardo Batista.

Um dos pontos altos deste dia, foi a consolidação do Quadro dos Passos Projetuais, um instrumento que sistematiza os compromissos assumidos pelas obras sociais salesianas para os próximos anos.

Ainda neste dia, os participantes realizaram visitas guiadas ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá, SP, a réplica da casa de São João Bosco, na Obra Social de Pindamonhangaba, SP, e ao Santuário Nacional de Aparecida, onde puderam renovar sua fé e agradecer pela caminhada vivida até aqui.

Comunhão, partilha e envio

O último dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana teve início com a acolhida e oração conduzidas pelo irmão Fábio Julio de Souza, coordenador da Ação Social da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, e por Jessica Jesus Silva, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora.

Em seguida, o assessor Eduardo dos Santos Batista apresentou a síntese dos quadros da Ação Social para os próximos 10 anos em Rede, resultado do caminho percorrido ao longo do ENAS.

Na continuidade da programação, os participantes foram convidados à construção dos objetivos da Ação Social, reforçando o protagonismo coletivo e a corresponsabilidade na missão.

A plenária final foi um momento tocante de interação e gratidão. Representantes de diferentes inspetorias expressaram suas impressões sobre o encontro, partilharam sentimentos de renovação vocacional e reafirmaram o compromisso com uma atuação social que transforma realidades e constrói pontes de esperança.

O ENAS 2025 foi concluído com a Celebração Eucarística de envio, marcada por forte espiritualidade e emoção. Diante do altar, os participantes renovaram o compromisso com a missão salesiana, inspirados pela presença viva de Dom Bosco, Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora.

Por – Comunicação Rede Salesiana Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.