De 7 a 11 de abril, o Instituto São José, de São José dos Campos (SP), recebeu a visita de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), que tem como práxis encontrar localmente as comunidades educativas e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) pertencentes à BAP.
Na visita, Irmã Alaíde enfatizou a celebração do triênio comemorativo pelos 150 anos da primeira Expedição Missionária do Instituto das FMA, com o tema «É tempo de reavivar o fogo!». Utilizando o slogan, assim como vídeos e conversas com as crianças e jovens do Instituto São José, ela reforçou que todos devem manter aceso o “fogo” em seus corações.
Com linguagens e vídeos específicos para cada segmento, Irmã Alaíde reforçou a importância do carisma salesiano, da solidariedade e da partilha em prol do bem comum.
Na segunda-feira, dia 7 de abril, houve uma celebração especial com todos os colaboradores do Instituto São José e também do Instituto Laura Vicuña, situado na mesma cidade, unindo a visita da Irmã Alaíde com a festa da Páscoa. Em sua conversa com a equipe, ela utilizou como inspiração o texto Milho de Pipoca, de Rubem Alves, convidando os participantes a refletirem sobre o que os transforma em “pipoca”, ou seja, o que os faz evoluir e crescer, evitando tornarem-se “piruás” – aqueles que não chegam a se transformar.
Entre um café com a equipe gestora e um almoço com o bispo de São José dos Campos, Dom José Valmor César Teixeira, o foco das conversas foi as juventudes e os desafios da educação evangelizadora.
Antes de partir para visitar também o Instituto Laura Vicuña, Irmã Alaíde teve um encontro especial com a equipe da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e com os representantes de classe, salientando a importância do trabalho de cada um deles, como braço direito da diretora e da equipe pedagógica, não só como líderes do futuro, mas do presente.
A visita da Irmã Alaíde reacendeu a chama no coração de todos, renovou ânimos e reforçou a importância do amor educativo e evangelizador no Instituto São José, instituição que está prestes a completar 100 anos.










