De 12 a 18 de julho, na Salesianas Eventos e Hospedagem, em Porto Alegre (RS), aconteceu o Retiro Espiritual para o segundo grupo de Irmãs da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), que registrou a presença de 33 participantes.
O Retiro teve como tema: «Maria, Presença que gera e cuida da Vida!». O mesmo foi assessorado pela Irmã Salesiana Adriana Silva Castillo, Doutora em Teologia, da Inspetoria Imaculada Conceição, de Montevidéu, Uruguai.
Logo de início, Irmã Adriana ajudou as participantes a perceberem a necessidade de estar atentas para bem aproveitarem de cada instante, dos momentos de intimidade com Deus, através dos quais Deus fala ao coração.
Durante estes dias de Retiro as Irmãs foram motivadas a crescer na dimensão Mariana através dos subtemas desenvolvidos pelas colocações da Orientadora, possibilitando abrir o coração através do conhecimento, para perceber as várias modalidades da Presença de Maria.
Enriquecido por citações bíblicas do Evangelho de São Lucas que narram desde a anunciação, a visita à Santa Isabel, passando pela profecia de Simeão, «pudemos perceber em Maria uma presença que crê, que guarda e se deixa transfigurar pela Palavra, gerando e fortalecendo vínculos e relacionamentos, tornando-se um canto de louvor que se deixa transfigurar pela Palavra», compartilhou Irmã Lidiani P. Viana, da comunidade de Campo Grande (MS).
Segundo Irmã Adriana, através dos Evangelho de São Marcos e São João, do Livro dos Atos dos Apóstolos e da Carta aos Gálatas, Maria é a presença discipular, feminina e materna, presente aos pés da cruz, passando pelo Cenáculo, sendo presença que transcende o cotidiano. Maria «nos convida assim a também a darmos um salto na Fé, passando do nível pré-teologal, puramente humano, para o nível teologal, deixando-se interpelar por Deus nas vivências do cotidiano e na missão».
As “Boas-Noites” foram enriquecidas com a apresentação de uma figura feminina significativa da Bíblia, como Sara, Miriam, Ester, Rute, Maria Madalena… e pela partilha da memória carismática das Filhas de Maria Auxiliadora pertencentes à 1ª Expedição Missionária, vindas para a América, Uruguai, em 1877.
Quem conduziu as “Boas-Noites” foi Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, com o tema «É tempo de reavivar o fogo», possibilitando às participantes conhecerem um pouco mais sobre estas corajosas missionárias que, através do ardor missionário, foram as sementes férteis lançadas nas terras da América, regadas com sacrifico, doação, alegria, despojamento e audácia.
