De 8 a 23 de setembro, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e educadores leigos que compartilham a missão salesiana, participam do Projeto Mornese – língua portuguesa –, uma experiência imersiva na vida da Igreja e no carisma dos fundadores do Instituto FMA: São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello.
A peregrinação percorre lugares significativos como Roma, Turim, Chieri, Mornese e Nizza, com o objetivo de «reavivar a beleza da própria vocação nas fontes do carisma salesiano para ser, com Maria, uma presença geradora de vida hoje».
O grupo é formado por 29 participantes, entre estes, o padre Sérgio, de Moçambique e quatro FMA animadoras, responsáveis pela formação: Irmã Janete, Irmã Monaliza, Irmã Cláudia e Irmã Antoniele.
No grupo, encontram-se representantes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, provenientes das seguintes presenças:
Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Lins (SP)
Instituto Maria Auxiliadora – Rio do Sul (SC)
Instituto Medianeira Casa da Criança – Rio Pardo (RS)
Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, com duas de suas filiais: Instituto Nossa Senhora do Carmo – Guaratinguetá (SP) e Instituto Madre Mazzarello – São Paulo (SP)
Também estão participando Irmã Erenita Gesser, FMA do sul do Brasil e missionária na Angola, a Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) e um representante da Assessoria Apoio Estratégico.
Até o dia 13 de setembro, na primeira etapa, os peregrinos já haviam vivenciado momentos de intensa espiritualidade, como a canonização de São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati, a audiência com o Papa Leão XIV e o tradicional “Boa-noite” com a Superiora do Instituto FMA, Madre Chiara Cazzuola, sucessora de Madre Mazzarello. Por ocasião do Ano Jubilar, o grupo também teve a graça de participar da peregrinação até a Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Na segunda etapa, os participantes vão vivenciar a imersão no carisma salesiano em Chieri, Colle Don Bosco e Turim, mergulhando nas raízes da vida de Dom Bosco, onde nasceu a missão salesiana que se mantém viva até os dias de hoje.






