Na tarde do dia 22 de abril, o Âmbito da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, reinaugurou o Espaço Jovem, na sede Inspetorial, reunindo jovens, ex-alunos, conselheiros da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), assessores e Irmãs.
O momento celebrativo contou também com a presença da Visitadora e Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Paola Battagliola, além da Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti e do Salesiano, Padre Claudio Mota, Delegado de Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo.
A coordenadora inspetorial do Âmbito da Pastoral Juvenil, Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano conduziu a apresentação dos ambientes e destacou a importância e o significado do Espaço Jovem, sonho nascido em 2010 a partir de um pedido das Noviças que desejavam um centro de pastoral e mais tarde concretizado, em 2013, com uma bela infraestrutura que, em 2025, ganhou novas cores.
Juntas, Irmã Alaíde, Irmã Paola e Irmã Teresa Cristina removeram o laço fixado na porta e declararam reinaugurado o espaço. Na sequência, foi apresentado o primeiro ambiente, o escritório da equipe de Pastoral, que recebeu a bênção com a aspersão pelas mãos do Padre Claudio.
Em seguida, Irmã Alaíde, em suas palavras, destacou: «Este não é apenas um espaço físico, mas um verdadeiro lugar para todos que buscam crescer, aprender e fortalecer a sua fé. Que este espaço seja um símbolo de acolhida, de comunhão e de muita esperança. Que cada palavra compartilhada, cada palavra inspiradora e cada gesto de solidariedade sejam reflexos do amor que nos une como grande comunidade da nossa querida BAP».
Já a Conselheira Geral, Irmã Paola, resgatou as palavras do querido Papa Francisco sobre as juventudes na Exortação Apostólica Christus Vivit, dizendo: «As instituições educacionais em missão, […] é urgente oferecer espaços para partilhar e viver uma espiritualidade de encontro com Jesus Vivo. Criar um lugar, criar um lar, em última análise, criar uma família para que eles possam sentir esse amor de família». E completou: «Desejo que este espaço seja verdadeiramente um lugar onde os jovens possam encontrar uma casa, um espaço para fazer família, para encontrar o amor aqui neste ambiente».
Em clima de muita alegria, Irmã Teresa Cristina apresentou as demais salas de trabalho, e os convidados puderam ouvir as partilhas dos assessores Mailla Oliveira, de Ribeirão Preto (SP), Victor Florenzano, de Guaratinguetá (SP), e da jovem Ana Luiza, Conselheira da AJS, que comentaram sobre a importância do Espaço Jovem e o quão significativa é a sua proposta para a Pastoral Juvenil hoje. O complexo, além do escritório Dom Bosco, conta ainda com uma sala ampla de reuniões, que leva o nome d’Aquela que tudo fez – Nossa Senhora Auxiliadora – e mais duas salas de encontro multifuncionais, Laura Vicuña e Madre Mazzarello. Em agradecimento pela presença de todos, o momento festivo foi concluído com elementos típicos salesianos: música e muita alegria!
O Espaço Jovem, comentou Irmã Paola, é «fruto de um empenho partilhado de uma Inspetoria que olha para o futuro com o olhar de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Um olhar apaixonado, confiante e aberto aos jovens, à formação e à inovação». Deste modo, o Espaço Jovem acolhe com amor as juventudes de toda a Inspetoria BAP, abraçando a missão de educar e evangelizar no estilo salesiano, atendendo aos pedidos dos jovens e ao clamor de uma “Igreja em saída”.











