No Centro de Educação Infantil “CEI Pingo de Gente”, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), a vida é muito dinâmica, e as crianças crescem aprendendo, superando limites e tornando-se protagonistas de novas experiências.
É o que percebemos no relato da professora Elisangela, da turma MGI – A, sobre O encantamento da borboleta. Vamos acompanhar:
Em uma manhã de segunda-feira, durante o horário destinado ao parque, um espaço de descobertas, investigações e muitas explorações, as crianças chegaram animadas, prontas para mais uma aventura ao ar livre. Logo ao adentrarem o espaço, foram surpreendidas por uma linda borboleta, que imediatamente capturou a atenção e despertou o encantamento de todos. Era visível o brilho nos olhos dos pequenos diante daquela visita especial da natureza.
No dia seguinte, ao retornarem ao parque, a surpresa se repetiu: outra borboleta! Uma criança logo a avistou, e com os olhos arregalados de emoção, chamou:
— “Professora, professora, outra borboleta!”
As crianças percebem que ela inicia um voo e pousa no brinquedo do parque e eles vibram gritando: “Ela voou, ela voou!”
E a turminha cuidadosamente forma uma roda ao redor da borboleta e juntos a observam com atenção. Logo apresentaram-se três corajosos e pediram para segurá-la.
Foi um momento de pura poesia entre a natureza e a infância. A borboleta, trouxe encanto, sensibilidade e o exercício da observação atenta e respeitosa. Um verdadeiro presente da natureza para nossos pequenos exploradores.










