Juventude Salesiana transforma o Carnaval em Missão
19/02/2026
Juventude Salesiana transforma o Carnaval em Missão
19/02/2026
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval foi vivenciado de maneira especial por ex-alunos e Irmãs Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Dois grupos missionários, totalizando 47 jovens, deixaram suas cidades de origem para dedicar esses dias ao serviço, à convivência fraterna e ao anúncio do Evangelho, nas cidades de Aparecida e Leme, ambas no estado de São Paulo. Ali, os missionários viveram dias intensos de presença, serviço e partilha nas comunidades locais.
Com espírito de protagonismo, os ex-alunos das escolas de Ribeirão Preto, São Paulo, Araras, São José dos Campos, Santo André e Guaratinguetá, acompanhados pelas Irmãs Valentina Hurtado, Maria Aparecida Lopes e Lucia Aparecida dos Santos, assumiram a organização de diversas atividades voltadas às crianças, adolescentes e famílias das comunidades.
Na parte da manhã, as visitas às casas possibilitaram uma proximidade maior com as famílias, levando uma palavra de esperança, oração e escuta atenta por meio das bênçãos realizadas e contato com as famílias e suas realidades.
À tarde, os oratórios festivos reuniram muitos participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, oferecendo momentos de recreação, espiritualidade e convivência fraterna. As noites também foram marcadas por momentos de integração e alegria, preparados pelos próprios jovens missionários. Dinâmicas, músicas e encontros comunitários expressaram a beleza de viver o Carnaval de forma consciente e comprometida, mostrando que a verdadeira alegria nasce quando se escolhe amar e servir.
Ao longo da experiência, os missionários refletiram sobre o chamado que brota do carisma salesiano e sobre o sonho que continua inspirando gerações, iniciado por Dom Bosco e fortalecido pelo testemunho de Madre Mazzarello. Foi um tempo de renovar ideais, fortalecer laços e reacender o compromisso com a missão junto à juventude.
Mais do que uma atividade pontual, os dias vividos em Aparecida e Leme confirmaram que os ex-alunos seguem atuantes, acreditam na força do bem e na transformação que nasce do serviço generoso.
O Carnaval passou, entretanto, a experiência permanece como semente lançada no coração de cada missionário e de cada comunidade visitada, como partilham conosco os ex-alunos:
«Essa semana foi muito especial e importante para mim. Pude perceber como o carinho e a atenção de todos com os missionários foram verdadeiros gestos de acolhimento, fazendo-nos sentir parte de uma grande família. Foi lindo entender que podemos compartilhar Deus não apenas com palavras, mas também por meio dos nossos sentimentos, atitudes e de todo o cuidado oferecido com tanto amor. Saio desse momento muito mais madura, com o coração cheio de paciência, solidariedade e carinho fraterno. E, acima de tudo, com uma atenção ainda maior a Deus e à Sua presença em cada detalhe», é o que afirma Ana Carolina Silvério Fausto, Ex-aluna do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo capital.
A Ex-Aluna Mariana Mantovani, do Instituto São José, de São José dos Campos, afirma: «A missão com os ex-alunos foi uma experiência incrível. Foi muito legal conhecer ex-alunos de outras casas, com vivências diferentes, mas com a mesma essência e poder reviver ela. Desde o começo, a comunidade nos acolheu com muito carinho. As crianças no oratório, as conversas durante a bênção e as celebrações. Escutamos histórias cheias de fé, de união e de esperança que nos inspiraram a sermos melhores fora desse feriado. Passar o Carnaval em missão foi, sem dúvida, a melhor escolha que eu poderia ter feito. Voltei com o coração cheio de amor, gratidão e com a vontade de fazer sempre mais».
Carlos Eduardo de Souza Laureano, Ex-aluno do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, também deixa sua mensagem: «Se eu pudesse resumir a semana de carnaval dos Ex-alunos em Leme em uma palavra, seria: Amor. Deus se faz no simples. E o simples é o Amor que entregamos e recebemos em uma troca genuína, seja nas visitas às famílias, nos sorrisos das crianças e no acolhimento de toda a comunidade».
Para Maria Isabella Batista, ex-aluna do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, «desde que ingressei em um colégio salesiano, todo o carisma e acolhimento me tocaram profundamente. Minha primeira missão como ex-aluna foi durante o carnaval de 2024 em Araras, São Paulo. E a segunda também durante o carnaval em fevereiro de 2026, em Aparecida no Bairro São Francisco onde fui criada durante 15 anos. Quando comecei a realizar missões em 2022, o meu maior sonho era realizar uma missão na cidade onde morava, no bairro onde eu cresci. Em orações durante quatro anos, Deus escolheu o momento certo, as pessoas certas e o local perfeito para realizar um dos meus maiores sonhos. Nos quatro dias de missão, pude confirmar ainda mais como o carisma salesiano movimenta vidas, observando o lugar onde cresci e conheço a maioria das pessoas confirmei ainda mais como é possível transformar vidas em tão pouco tempo, levando a Palavra de Deus e o carinho que carregamos aos nossos irmãos. O sentimento é gratidão, por presenciar e ouvir relatos de tanto amor e comoção. Que nós ex-alunos nunca nos esqueçamos que o ser salesiano é permanente em nós e que podemos fazê-lo florescer no lugar onde estivermos e continuarmos juntos».
Agradecidos por mais um ano de experiência missionária neste tempo de carnaval, os Ex-alunos retornam para suas comunidades e realidades cheios de uma nova esperança nas sementes lançadas e pela vida doada e partilhada.
A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, CNPJ 61.021.556/0001-59, com sede na Rua Três Rios, 362, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.
Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com a INSPETORIA; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo – mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais da Inspetoria e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
A Política tem como propósito
explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.
Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.
DEFINIÇÕES
Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:
“LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);
“Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses da Inspetoria ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pela Inspetoria; e o equilíbrio entre os interesses da Inspetoria ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;
“Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;
“Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
“Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres da Inspetoria no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS
A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes:
Direito de confirmação da existência de tratamento;
Direito de acesso aos dados;
Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais a Inspetoria realizou uso compartilhado de dados;
Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD. Ao navegar em nosso site, o(a) usuário(a) concorda com os termos desta Política de Privacidade.
1. Coleta de Dados Pessoais Podemos coletar os seguintes dados pessoais, quando fornecidos voluntariamente pelo(a) usuário(a) por meio de formulários de contato, inscrições em eventos, pedidos de oração ou outros formulários disponíveis no site:
– Nome completo – E-mail – Telefone – Cidade e Estado – Instituição ou Comunidade religiosa vinculada (se aplicável) – Mensagens enviadas por meio dos formulários
Esses dados são coletados com a finalidade exclusiva de realizar atendimentos, responder solicitações, enviar comunicações institucionais ou promover atividades pastorais, educacionais ou vocacionais.
2. Uso de Cookies Nosso site utiliza cookies – pequenos arquivos armazenados no navegador do(a) visitante – para melhorar a experiência de navegação. Os cookies utilizados podem:
– Lembrar preferências do usuário – Medir tráfego e desempenho do site – Prover funcionalidades de terceiros
O(a) usuário(a) pode, a qualquer momento, configurar seu navegador para bloquear o uso de cookies. No entanto, isso poderá afetar a funcionalidade de determinadas seções do site.
3. Compartilhamento de Dados Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos dados pessoais a terceiros, salvo nas seguintes hipóteses:
– Por exigência legal ou judicial – Com prestadores de serviços contratados exclusivamente para fins técnicos, com cláusulas de confidencialidade – Com consentimento expresso do(a) titular
4. Armazenamento e Segurança Os dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e controlado, com acesso restrito, adotando-se medidas técnicas e organizacionais para proteger as informações contra acessos não autorizados, perdas ou usos indevidos.
5. Direitos do Titular Nos termos da LGPD, os titulares de dados pessoais têm os seguintes direitos:
– Confirmar a existência de tratamento – Acessar os dados – Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados – Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos – Revogar o consentimento a qualquer momento
Para exercer seus direitos, o(a) titular pode entrar em contato através do e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br
6. Links Externos Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo ou políticas de privacidade desses sites. Recomendamos que o(a) usuário(a) leia as respectivas políticas ao ser redirecionado(a).
7. Alterações nesta Política Esta Política de Privacidade pode ser atualizada a qualquer momento, sendo as alterações publicadas nesta página com a devida data de revisão. Recomendamos sua leitura periódica.
FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS A coleta dos dados pessoais ocorre de maneira direta e indireta, a saber:
– Diretamente, quando o(a) usuário(a) preenche formulários disponíveis no site, como contatos, inscrições em eventos, cadastros vocacionais, entre outros;
– Indiretamente, por meio da navegação no site, que pode incluir a coleta automática de dados como endereço IP, tipo de navegador, tempo de permanência nas páginas e outras informações de acesso, com o uso de cookies e tecnologias semelhantes.
Uso de Cookies Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao navegador do(a) usuário(a) e armazenados em seu dispositivo. Eles servem para reconhecê-lo(a) em futuras visitas e aprimorar sua experiência de navegação. Os tipos de cookies utilizados incluem:
– Cookies estritamente necessários: essenciais para o funcionamento do site; – Cookies de desempenho: coletam informações de forma anônima para análise estatística de uso; – Cookies de funcionalidade: permitem que o site se lembre de escolhas feitas pelo usuário; – Cookies de terceiros: utilizados por serviços externos incorporados, como vídeos e formulários.
O(a) usuário(a) pode gerenciar ou desativar os cookies nas configurações do navegador. A desativação poderá afetar a funcionalidade de certas partes do site.
Retenção, término e descarte de dados pessoais
Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado. Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.
Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam a Inspetoria realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.
Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras da Inspetoria.
Segurança de Dados Pessoais
Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.
A INSPETORIA exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.
Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:
Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados. Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.
Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:
a) Nome completo do Titular de Dados; b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados; c) Descrição da solicitação.
Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.
É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.
Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.
A Inspetoria se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.