De 16 a 22 de julho, aconteceu o Retiro Anual para um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Trinta religiosas reuniram-se na Salesianas Eventos e Hospedagem, em Porto Alegre (RS): a maioria FMA e duas Irmãs da Congregação das Servas de Maria. O grupo foi orientado pelo Salesiano Padre Nilson Faria dos Santos (SDB), da Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte – MG) que, atualmente, trabalha em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Também marcou presença Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, que acompanhou o grupo ao longo de toda a semana.
O Retiro teve início no dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, título muito querido pelas FMA da BAP, pois o primeiro colégio fundado no Brasil (Guaratinguetá – SP) pelas Salesianas é dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Na abertura, Irmã Alaíde agradeceu a Deus pela vida consagrada de cada participante e recordou o valor do carisma salesiano no serviço às juventudes. Pediu ao Espírito Santo que guiasse os dias de retiro para um encontro verdadeiro com o Senhor: «Que este tempo seja, sobretudo, um retorno ao essencial: silêncio interior para escutar, Palavra que fala ao coração, e Eucaristia que nos une a Cristo e nos envia em missão. Em meio às ocupações e às vozes do mundo, o silêncio é a escola onde aprendemos a reconhecer a presença de Deus; é nele que a Palavra germina e a Eucaristia nos transforma e fortalece», disse a Inspetora.
Irmã Alaíde destacou o texto do Evangelho de Marcos (6,30-32), no qual Jesus convida os apóstolos a retirarem-se para um lugar deserto a fim de repousar e renovar as forças; a Inspetora lembrou que também os enviados precisam desse recolhimento para confiar seus passos à Palavra e assim alimentar o serviço que brota da intimidade com Cristo.
O ritmo cotidiano do Retiro foi marcado por oração pessoal e comunitária, silêncio, reflexão e celebração. Pela manhã e pela tarde, Padre Nilson oferecia reflexões do Evangelho de Lucas que orientavam as meditações e contemplações do dia e, antes do almoço, o grupo participava de um tempo de Adoração à Eucaristia. No final da tarde, a Celebração Eucarística reunia as participantes em torno do altar, na capela da casa.
“Boa-Noite” missionário
Todas as noites, após o jantar, Irmã Alaíde conduziu o tradicional “Boa-Noite Salesiano”: nesses breves momentos de fraternidade, ela apresentou às Irmãs a figura da missionária Santa Maria Troncatti, canonizada em outubro de 2025, apoiando-se no conteúdo dos painéis produzidos pela Inspetoria Lombarda Sagrada Família (Milão – Itália) para aquela ocasião.
Os painéis apresentam 10 etapas cronológicas da vida de Irmã Maria, uma história que fala através de lugares, imagens, palavras e acontecimentos. São 10 “pro-vocações” que podem ser lidas segundo a linha cronológica ou simbólica, por meio de palavras-imagens que acompanham o percurso – as asas, a cruz, os braços – e três cores: verde-água, vermelho-sangue e amarelo-ocre.
No “Boa-Noite” do dia 21, Irmã Anna Bello Soares (FMA), missionária ad gentes em Angola, compartilhou com as participantes um pouco da história dos inícios da presença FMA naquela nação. Contou como foi a primeira fundação (1983), os desafios enfrentados durante o período da guerra, ao lado do povo, vencendo tudo com a proteção de Deus e de Nossa Senhora. «A gente viu a bênção de Deus e das pessoas que chegavam sempre na hora certa», disse Irmã Anna. E concluiu sua partilha falando das conquistas, das obras que hoje são animadas pelas FMA em Angola, do número de vocações e destinatários atendidos.
Um caminho com Jesus para Jerusalém
O tema proposto que orientou as reflexões do Retiro Anual – «Caminhando com Jesus a Jerusalém» – ajudou as participantes a aprofundar relatos do Evangelho de Lucas presentes nos capítulos de 9 a 21. Estes narram o caminho de Jesus a Jerusalém feito de encontros, curas, diálogos e ensinamentos que serviram de base às FMA para meditar sobre a missão, a entrega e o acompanhamento aos jovens e demais destinatários da missão.
Na celebração de abertura (16/07), o protagonismo foi o das mãos, que se destacaram como símbolo de oração mútua, bênção, oferta e acolhida do dom de Jesus. Os demais momentos litúrgicos da semana, também contribuíram para expressar fraternidade, presença e cuidado, além de reunir a comunidade em torno a intenções comuns: um dia foi dedicado à oração pelas vocações; outro, à memória e oração pelas FMA, parentes, benfeitores e pais das Irmãs, já falecidos. Essas intenções integraram as celebrações, a adoração e os momentos de silêncio, fortalecendo o vínculo entre missão e consagração religiosa.
O Retiro Anual, não por coincidência, mas por providência, foi concluído no dia 22 de julho, festa de Santa Maria Madalena — a Apóstola dos Apóstolos que viveu a experiência do encontro com Jesus ressuscitado e tornou-se anunciadora da Boa-Nova. Durante a Celebração Eucarística de encerramento, presidida pelo Padre Nilson, as participantes renovaram seus votos e confirmaram o compromisso de voltar às suas realidades e à missão, dando não apenas duas moedinhas como a viúva no Tempo de Jerusalém (Lc 21,1-4), mas anunciando Jesus e dando a vida pelos jovens e crianças com as quais trabalham, reabastecidas pela experiência de silêncio e oração.
Experiência que marcou
Para Irmã Terezinha Deretti, de Guarapuava (PR), o Retiro Anual transcorreu muito bem: «foram dias de oração na escuta da Palavra. Em meu santuário interior, pude silenciar diante do “Mistério”, deixando o Espírito Santo rezar e agir em mim».
«Quero me fixar na acolhida. Me senti muito bem acolhida, cuidada com carinho por várias Irmãs. Todas muito atenciosas, delicadas. As Irmãs da Comunidade, com Irmã Ivone [Ranghetti], nota 1000 em tudo. Como é bonita a nossa BAP!!!», afirmou Irmã Célia Regina Querido, de São Paulo (SP) que, neste ano, decidiu fazer o Retiro Anual em Porto Alegre.
Já Irmã Dilma C. de Abreu, da comunidade de Lins (SP), concluiu o Retiro Anual com o coração transbordando de gratidão. Ela retorna para Lins «com o coração grato pela linda experiência feita nestes dias de retiro, no silêncio, com a Palavra, no encontro com o Senhor, fortalecendo a fé, renovando energias e renovando meu compromisso com a missão».
Ao final da Celebração Eucarística de encerramento, as participantes manifestaram sua gratidão ao Padre Nilson, à Irmã Alaíde, à comunidade religiosa da Salesianas Eventos e Hospedagem e ao time de colaboradoras da casa que, de modo simpático e sereno, contribuíram para que tudo favorecesse ao bem-estar do grupo e ao bom andamento do Retiro.