De 1º a 7 de julho, aconteceu o Retiro Anual para o primeiro grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, na Serra da Cantareira, em Mairiporã (SP).
A semana de oração, reflexão e contemplação reuniu mais de 30 participantes e teve como orientadora Irmã Maria Cristina Giani, da Comunidade Missionária de Cristo Ressuscitado, de São Leopoldo (RS).
Irmã Maria Cristina propôs para o retiro o tema “Peregrinas da Esperança”, iluminado pelo Jubileu da Esperança proclamado pelo sempre lembrado Papa Francisco, em andamento neste 2025, que tem sua raiz na Carta aos Romanos (5, 5): “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Para cada dia, em dois encontros distintos – um pela manhã e outro pela tarde – a orientadora oferecia textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento para alimentar dois momentos fortes de oração.
Entre os textos bíblicos, destacaram-se alguns personagens, tais como: Abraão e Sara, Jesus e os discípulos, o profeta Elias, Maria e sua prima Isabel, a mulher cananeia, o paralítico, a mulher encurvada, Maria de Betânia, Maria Madalena.
E também alguns símbolos e lugares: a nuvem, o fogo e o maná; o junípero e a caverna, a barca na tempestade, o Getsêmani, os ossos ressequidos do profeta Ezequiel, os pés de Maria Madalena.
Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, acompanhou o grupo oferecendo a todas as Irmãs a possibilidade de um encontro personalizado e também um tema bastante atual e interessante para o momento do tradicional “Boa-Noite” salesiano.
Iluminada pelo triênio de preparação para os 150 anos da primeira Expedição Missionária das FMA (2027), cujo tema central são as palavras de Madre Mazzarello, cofundadora da Congregação Salesiana – “É tempo de reavivar o fogo” (Carta n. 24) –, Irmã Alaíde apresentou em cada noite uma mulher bíblica e uma Missionária FMA da primeira hora.
Na abertura do Retiro Anual, citando o artigo 46 das Constituições das FMA, a Inspetora convidou as participantes a viverem este tempo como tempo de renovação, de silêncio e de recomeço: «O retiro acaba sendo um recomeço. Tudo é uma oportunidade. Oportunidade de deixar para trás o que já se foi. Para Deus tudo tem um sentido». E insistiu que cada irmã desse a si mesma a oportunidade de rever a própria caminhada com serenidade!
O grupo também teve o acompanhamento diário do Padre Luiz Gonzaga Piccoli, Salesiano de Dom Bosco, que contribuiu com os sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação. Uma presença de irmão e de sacerdote que ajudou a aprofundar temáticas bíblicas e carismáticas, também carregadas de um grande testemunho de vida e de um certo “humor espiritual”.
Apesar da chuva, das baixas temperaturas e da umidade de Mairiporã, o grupo apreciou muito o tema, as indicações da Orientadora, os ambientes, a acolhida das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, o clima de oração e de silêncio que ajudou a renovar as energias para continuar servindo as juventudes.
«Este retiro foi um tempo de graças, um presente de Deus! A pregadora, Irmã Cristina, pessoa simples e iluminada, de uma espiritualidade forte, capaz de nos fazer mergulhar na Palavra de Deus e sentir Sua presença amorosa. Agradeço a Deus e a Irmã Alaíde por nos proporcionar estes dias tão necessários e importantes para nossas vidas de FMA e a missão que o Senhor nos confia», declarou Irmã Maria Floriani, diretora da Comunidade de Rio do Sul (SC).
«Somos convidadas neste ano a viver o tempo da esperança. Que o nosso coração se encha de esperança: foi o desejo que o Papa Francisco nos deixou […] para renovar a nossa peregrinação com a esperança que brota do Espírito Santo que, constantemente, é derramado em nossos corações. Como o mundo precisa de esperança! O mundo que está sofrendo tantas situações de violência, tantos desafios […] como humanidade, como criação. Deixemos que o Espírito nos encha de esperança para sermos portadoras deste amor de Deus que é capaz de nos transformar, de nos fazer viver como irmãos, como irmãs, cuidadoras desta criação», afirmou Irmã Maria Cristina em sua mensagem às FMA da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.
Nos próximos dias, de 12 a 18 de julho, mais um grupo de Irmãs da BAP estará reunido para o Retiro Anual. Desta vez será em Porto Alegre (RS), na Salesianas Eventos e Hospedagem. A orientadora será Irmã Adriana Silva Castillo, FMA da Inspetoria Imaculada Conceição, de Montevidéu (Uruguai).
























