Menu Principal

BLOG

Irmã Salesiana recebe “Moção de Parabenização” da Câmara de Vereadores de Campos Novos

No dia 19 de setembro, representantes da comunidade educativa do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), estiveram na Câmara de Vereadores e participaram da 47ª Sessão Ordinária que concedeu “Moção de Parabenização” à Irmã Maria Ana Vegini, religiosa pertencente ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Durante a Sessão, os Vereadores presentes reforçaram a importância da indicação realizada pelo atual Presidente da mesa, o Sr. João Batista Ramos de Almeida, ex-aluno do Colégio Auxiliadora.

Irmã Maria Ana Vegini, até a data presente, é a Irmã Salesiana que por mais tempo trabalhou em Campos Novos. Foram 22 anos de serviço à educação de crianças e jovens, no estilo salesiano de educar evangelizando e evangelizar educando. Exemplo de dedicação e compromisso com o projeto educativo-pastoral das Filhas de Maria Auxiliadora.

Nascida em Massaranduba (SC), em 28 de janeiro de 1950, Maria Ana Vegini cresceu em uma família humilde, mas de grande fé. Foi neste ambiente de fé que ela conheceu e ingressou na Congregação Salesiana. Fez os primeiros Votos como FMA em 24 de janeiro de 1971, em São Paulo (SP).

No ano de 1976 chegou pela primeira vez em Campos Novos, atuando como supervisora escolar do Colégio Auxiliadora e permanecendo ali durante o biênio 1976-1977. Transferida de Campos Novos, atuou em outros colégios da região sul, e acabou retornando novamente em 1982 para mais um biênio (1982-1983). Após contribuições em outras comunidades da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, retornou uma terceira vez em 1990, como supervisora escolar e, no ano de 1993, tornou-se a 9ª diretora do Colégio Auxiliadora de Campos Novos, permanecendo no cargo até 1996. Depois de atuar em outras comunidades educativas, em 2014, Irmã Maria Ana voltou novamente para Campos Novos e assumiu o serviço de pastoral e assistência salesiana, sendo também Vigária da comunidade religiosa. Em 2015 assumiu o serviço de animação da comunidade das FMA. Em 2022, além do serviço de animação da comunidade religiosa, Irmã Maria Ana assumiu também a função de Diretora Institucional do Colégio Auxiliadora, cargo que ocupa até hoje.

O texto da “Moção de Parabenização” descreve Irmã Maria Ana como «uma religiosa que vive com fidelidade absoluta sua consagração a Deus, e no serviço às crianças e jovens. Sempre muito querida, com sua palavra amiga e exemplo, educou gerações no Colégio Auxiliadora. A exemplo da fundadora da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, Santa Maria Mazzarello que dizia: “Procure ganhar muitas almas para Jesus, com as obras, a vigilância e o trabalho, mas, sobretudo, com o bom exemplo”, podemos dizer que nossa Irmã ganhou muitos corações para Deus com seu trabalho e exemplo de vida».

O Vereador e ex-aluno, João Batista Ramos de Almeida, concluiu sua indicação agradecendo Irmã Maria Ana e afirmando: «a comunidade escolar do Colégio Auxiliadora e a sociedade camponovense agradecem sua vida em nosso meio».

Convidada a se manifestar durante a homenagem, Irmã Maria Ana contou um pouco do tempo vivido em Campos Novos e da vida dedicada à educação. Entre suas palavras se destaca o agradecimento pela “Moção” recebida e por quem fez parte de sua trajetória: «agradecer a todos os que fizeram parte da minha vida, porque nós educadores, sem o aluno, sem o jovem, sem o educando, a gente não cresce (…). Agradecer também às Irmãs da comunidade que estão ali nos apoiando, nos incentivando, nos motivando (…). Agradecer também às Irmãs que passaram pelo Colégio Auxiliadora (…) porque o nosso trabalho não é pessoal, ele é da comunidade. Toda vez que vamos trabalhar em prol dos jovens, vamos em nome da comunidade, não em nosso nome».

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.