Menu Principal

BLOG

Irmã Alessandra Smerilli é nomeada pelo Papa como secretária do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral

O Santo Padre nomeou Ir. Alessandra Smerilli, Filha de Maria Auxiliadora, Secretária do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Comprometida com o serviço da Igreja e do mundo como Conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e Conselheira do Sínodo dos Bispos, desde agosto de 2021 foi Secretária interina do mesmo Dicastério e Delegada da Comissão do Vaticano Covid-19.

O Santo Padre também nomeou o Cardeal Michael Czerny , SI, até agora  prefeito ad interino do mesmo Dicastério e Subsecretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, também sob a responsabilidade da Seção , Prefeito do Dicastério para a Promoção do Humano Integral Desenvolvimento Migrantes e Refugiados e Projetos Especiais,  Padre  Fabio Baggio , CS, atualmente Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados.

Irmã Alessandra expressa sua gratidão ao Papa Francisco pela nomeação:

“Agradeço ao Santo Padre Francisco pela confiança que mais uma vez depositou em mim. Estou feliz por poder trabalhar junto com o cardeal Michael Czerny e o padre Fabio Baggio, colocando-nos a serviço de promover o desenvolvimento integral de cada pessoa, a paz entre os povos e o cuidado da casa comum”.

Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral foi estabelecido pelo Papa Francisco em 1º de janeiro de 2017 e “promove o desenvolvimento humano integral inspirando-se no Evangelho e na esteira da teologia e da doutrina social da Igreja. Estuda e recolhe notícias e resultados de investigações sobre justiça e paz, o progresso dos povos, a promoção e protecção da dignidade e dos direitos humanos, desarmamento e conflitos armados, bem como as suas trágicas consequências sobre a população civil e sobre o ambiente natural. Integrando, relacionando e dialogando entre os vários sistemas sociais – como economia, finanças, trabalho, política, cultura – o Dicastério trabalha para que o ensinamento social da Igreja seja conhecido e posto em prática”.

À Irmã Alessandra Smerilli, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora assegura o apoio na oração e deseja continuar a cumprir este mandato em continuidade com o compromisso que assumiu de promoção integral da pessoa e da paz e cuidado da criação , com o olhar salesiano que valoriza o aspecto positivo de cada realidade, especialmente a dos jovens.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.