Menu Principal

BLOG

Integrantes do Núcleo Animador partilham ações comuns e assumem caminho Sinodal

Os integrantes do Núcleo Animador da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) se encontraram presencialmente nos dias 25 e 26 de fevereiro, na sede inspetorial, em São Paulo (SP).

No primeiro dia, sob a coordenação da Irmã Dorcelina Rampi, Irmãs Salesianas e leigos presentes peregrinaram de São Paulo ao Santuário Nacional de Aparecida para participarem juntos da Celebração Eucarística. Na ocasião, celebraram em comunhão com os Padres e jovens a abertura do Ano Jubilar dos 40 anos da “Fazenda Esperança” e com os peregrinos, os 20 anos do “Caminho da Fé”. A transmissão da Missa está disponível no link Missa | Santuário Nacional de Aparecida 9h 25/02/2023 – YouTube.

Logo, seguiram para o “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil”, localizado na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá (SP), onde foram acolhidos pela Irmã Dulce Hirata com um delicioso café da manhã. Após esta carinhosa recepção, Irmã Dulce conduziu o grupo até a capela do local e fez uma excelente explanação sobre a “Animação em Mornese no tempo de Madre Mazzarello”. A contextualização histórica realizada surpreendeu e revelou muitos detalhes desconhecidos pelos integrantes do Núcleo Animador, contribuindo significativamente para a compreensão da animação em três dimensões: conhecer as pessoas, ganhar a confiança delas e conduzi-las pelo amor e não pela lei, pois a justiça e a caridade devem caminhar juntas.

Em clima de fraternidade e convivência, continuaram a peregrinação até o Instituto Nossa Senhora do Carmo, localizado também em Guaratinguetá, primeira escola salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil. Lá o Núcleo Animador almoçou com as Irmãs da Comunidade local e realizou um percurso monitorado pelos ambientes inovadores e revitalizados da escola. Também participou de um momento de reflexão-ação conduzido pela Irmã Cleonice Lourenço sobre a Estreia 2023: “Como Fermento na Família Humana Hoje. A dimensão laical da Família Dom Bosco”, de autoria do Reitor-Mor Padre Ángel Fernández Artime, e sobre a Carta nº 1024 escrita pela Madre Chiara Cazzuola. A partir destes dois documentos inspiradores, os integrantes do Núcleo Animador foram convidados a elaborar um “Projeto Pessoal” que será avaliado a cada semestre, com o propósito de “Ser Fermento na Família Humana”, contemplando a relação com Deus, consigo mesmo (a), com o outro e com as coisas. Na oportunidade, Irmãs Salesianas e leigos presentes caminharam até a capela do Colégio do Carmo, participaram da “Adoração ao Espírito Santo”, também conduzida pela Irmã Cleonice e trocaram com um abraço a missão de serem “como fermento na família humana hoje”, simbolicamente representada por uma colher de pau enlaçada em uma garrafinha de vidro com fermento em pó para fazer pão. Depois do cafezinho, o Núcleo Animador se despediu e retornou para São Paulo. 

No domingo, dia 26, os integrantes do Núcleo Animador vivenciaram o segundo dia de encontro coordenado pela Irmã Lúcia Jacinta Finassi. Após o café da manhã, rezaram a oração inicial, preparada e conduzida pela Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano. A Irmã lembrou que este era o 1º Domingo da Quarema e convidou a todos para exercitarem juntos a “Ascese Quaresmal, Itinerário Sinodal”, vivência proposta pelo Papa Francisco. Destacou o Caminho Sinodal como Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, com a intenção do Núcleo Animador ser fermento na massa.

Em seguida, a Inspetora – Irmã Alaíde Deretti – acolheu todos os presentes reforçando que o Núcleo Animador é um núcleo de animação do carisma salesiano. Explicou que o intuito principal do encontro era acolher, compreender, valorizar e fortalecer a dimensão carismática em todas as áreas de animação, com empenho, intencionalidade e comunhão. Assim, perguntou para as Irmãs e para os leigos presentes: “O que há em comum em cada âmbito?”. Convidou e sinalizou a necessidade do grupo de viver a experiência de subir o “Monte Tabor” do carisma, onde todas as áreas podem se expressar, escutando-se e alegrando-se com a riqueza de cada Âmbito.

Assim, o Núcleo Animador se debruçou sobre o empenho da caminhada de cada Âmbito, apreciando as propostas contempladas pelas Linhas de Ação das opções prioritárias: Formação, Sinodalidade Missionária e Ecologia Integral, já elaboradas ou em construção, apresentadas pelas respectivas Irmãs responsáveis. Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (Missão-Pastoral) e Irmã Dorcelina Rampi (Administrativo) realizaram a apresentação no período da manhã.

Antes do almoço, os integrantes do Núcleo Animador participaram da Eucaristia celebrada na capela do Colégio de Santa Inês.

No período da tarde, Irmã Helena Gesser (Formação), Irmã Ivone Marcuzo, representando Irmã Maike Loes (Comunicação) e Ir. Helena Gesser, representando Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker (Família Salesiana) seguiram com as apresentações das Linhas de Ação dos referidos Âmbitos. Para concluir essa dinâmica de trabalho, cada membro do Núcleo Animador teve a oportunidade de analisar individualmente e compartilhar em assembleia os pontos e as ações comuns, considerando o empenho da “Linha Central” (‘filo rosso’) que percorre todos os Âmbitos. Irmãs e leigos avaliaram positivamente esta vivência, destacando a proposta do itinerário sinodal na escuta recíproca, no sentimento de pertença, na projetualidade do trabalho colaborativo e no fortalecimento da BAP. Juntos se comprometeram a ser fecundos na contemporaneidade, a assumir “a metodologia dos pequenos passos” e a continuar trilhando na profecia da comunhão, da alegria e da fraternidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.