Entre os dias 11 e 17 de janeiro, aconteceu em Rio Pardo (RS) o Projeto Missionário Juvenil (PMJ), uma iniciativa dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) da Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre.
O Instituto Medianeira Casa da Criança (IMCC) e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário tiveram a grande alegria de acolher os 39 jovens missionários, vindos das cidades de Bagé, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Rosa e Viamão, junto com o Padre Leandro Brum Pinheiro (SDB) que acompanhou a semana de atividades. Também o Inspetor – Padre Ademir Ricardo Cwendrych – e o Vigário – Padre Sérgio Ramos de Souza – estiveram presentes em alguns momentos pontuais da Missão.
Durante a semana, os jovens visitaram as diversas realidades do município de Rio Pardo com atenção especial às famílias atingidas pelas enchentes de 2024, levando presença, escuta, solidariedade e esperança.
Para que os missionários pudessem viver plenamente essa experiência, o IMCC disponibilizou seu espaço físico, oferecendo condições adequadas para a convivência, a organização e o fortalecimento da vivência missionária.
As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de Rio Pardo, colaboraram ativamente em sinergia com o Pároco – Padre Maurizan do Nascimento – e as lideranças da Paróquia, em tudo o que era necessário: nas visitas missionárias, na preparação da alimentação, na divulgação, na presença fraterna e no acompanhamento cotidiano dos jovens. A missão contou também com a presença de Irmãs de outras comunidades da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), fortalecendo ainda mais a comunhão e o espírito de família.
A abertura oficial e apresentação dos missionários à comunidade aconteceu na missa dominical do dia 11 de janeiro, às 9h, com a presença do Inspetor da Inspetoria São Pio X, Padre Ademir Ricardo Cwendrych. Após a missa, os missionários foram levados pelos paroquianos até a Chácara, onde aconteceu o retiro em preparação às ações missionárias.
Na segunda-feira (12) deu-se início às visitas, oratório e missa no bairro Mutirão, dando sequência nos dias seguintes com a mesma programação nas comunidades: Rosário, Aparecida, São Jorge e Auxiliadora. Os jovens missionários também tiveram a oportunidade de visitar os pacientes do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, escutando-os e confortando-os, bem como, de encontrarem-se com os idosos do Lar São Vicente, que – durante toda a semana – junto com as Irmãs Vicentinas, ofereceram suas orações pelo bom êxito da Missão. Na sexta-feira (16) aconteceu o Oratório Festivo destinado às crianças na parte da tarde e, à noite, aos jovens.
Já no sábado (17), foi realizada uma programação específica: oração, avaliação, organização e uma visita guiada aos pontos turísticos da cidade. Ao meio-dia, os missionários tiveram a alegria de saborear um delicioso almoço preparado e servido com carinho no salão paroquial pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). À noite, a Missão foi concluída com a Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Inspetorial – Padre Sérgio Ramos de Souza. Na ocasião, os jovens Guilherme Vieira Lopes e Daniel Salamucha – formandos dos SDB – renovaram seus votos diante da comunidade. No momento do agradecimento, foram entregues à Paróquia dois quadros como lembrança da PMJ 2026: um do Bom Pastor e outro de Nossa Senhora Auxiliadora.
A PMJ foi uma experiência profundamente significativa, um verdadeiro tempo de graça para o IMCC, para a comunidade eclesial, para os jovens missionários e para todas as famílias visitadas. Foram surpreendentes a participação e o envolvimento da comunidade para ajudar em tudo o que era necessário para o bom êxito da Missão.
As Filhas de Maria Auxiliadora e os Salesianos de Dom Bosco, unidos na missão realizada em Rio Pardo, viveram a alegria de testemunhar o carisma salesiano, tornando visível, entre os jovens, o amor educativo e evangelizador de Dom Bosco e Madre Mazzarello.




































