10 de Março 2026

Notícias

FEST celebra jubileu de prata e reúne milhares de jovens na capital paulista

18/10/2025

FEST celebra jubileu de prata e reúne milhares de jovens na capital paulista

18/10/2025

Festival da Juventude Salesiana completa 25 anos, em dia de confraternização, fé e protagonismo

Por Eduardo Freire

O Colégio Salesiano Santa Teresinha, na zona norte da cidade de São Paulo, acolheu neste sábado, dia 18 de outubro, a 25ª edição do FEST, o tradicional Festival da Juventude Salesiana. O evento, que teve sua primeira edição no ano 2000, celebrou o jubileu de prata e reuniu milhares de jovens, salesianos, salesianas e educadores das presenças salesianas de todo o Estado de São Paulo e de outras regiões, em um dia de alegria, comunhão e protagonismo juvenil.

Com o tema “25 anos do FEST – Encontro Festivo da AJS” e o lema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, inspirado na Estreia do Reitor-mor de 2025, o encontro foi um momento para que todos os participantes celebrassem a fé e a missão, em um clima de festa e espiritualidade, típico do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (FMA), coordenadora para a pastoral juvenil, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, destacou a importância do Festival da Juventude Salesiana alcançar esse marco histórico: “um ano jubilar, em que a juventude carrega dentro de si aquele dom muito grande da esperança. Celebrar esses 25 anos com a juventude, no ano jubilar, nos convida a sermos peregrinos de esperança; nos motiva, nos anima e nos faz acreditar cada vez mais na juventude”.

Para Padre Cláudio Motta (SDB), delegado para a pastoral juvenil, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, o momento do encontro no FEST é sempre uma oportunidade para a esperança: “Celebrar o FEST, para nós, é celebrar Dom Bosco, é celebrar Madre Mazzarello e celebrar a juventude. Em um ano tão especial, em que a igreja fala em esperança, poder encontrar com tantos jovens, milhares de jovens no FEST, é falar de esperança. Então a expectativa no FEST é sempre a de esperança, alegria, mas, sobretudo, uma expectativa salesiana. Poder encontrar os jovens, comemorando 25 anos do FEST, é falar de alegria, assim como queria Dom Bosco”.

Início das comemorações

A programação teve início às 9h30, com a chegada das comunidades, seguida da Missa de Abertura, iniciada às 10h30 e presidida pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Direto de Roma, onde acompanha os preparativos para a canonização da Irmã Maria Troncatti, a Irmã Alaíde Deretti (FMA), inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, enviou uma mensagem especial à Juventude Salesiana, lembrando a importância de se comemorar 25 anos de história do festival: “parabéns por essa festa jubilar. 25 anos de FEST. É uma alegria, é festa, é vida. Parabéns também aos educadores que estão com vocês, à equipe que organizou, às salesianas, filhas de Maria Auxiliadora, e a todos os que se preocupam com vocês, porque os ama e os acompanha”.

Durante a homilia, o Padre Alexandre Luís de Oliveira refletiu sobre os inúmeros sinais e sobre a oportunidade de celebrar os 25 anos do FEST, com uma menção especial a leitura da palavra realizada no Evangelho: “Quantos sinais, queridos irmãos, queridas irmãs, queridos jovens, quantos sinais nos reúnem nesta manhã. Façamos como nas palavras do Evangelho, em que Cristo diz: ‘Em verdade vos digo - se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus.  Quem, portanto, se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus’ (Mateus 18, 3-4). Eis a inversão que salva aqueles discípulos, em que a humildade e a simplicidade das crianças se tornam o caminho para o Reino dos Céus”.

Após o almoço, às 14h, os jovens retomaram ao ginásio para as comemorações e contaram com uma surpresa especial: Um show do cantor Vitor Kley, que desfilou simpatia e uma sequência de hits de sucesso, como “O Sol”, “Adrenalizou”, “Pupila”, “A Tal Canção pra Lua” e “Morenna”, músicas que unem leveza e mensagens de esperança. O artista fez ainda uma homenagem a banda Capital Inicial, ao interpretar “Primeiros Erros (Chove)”, composta por Kiko Zambianchi, fazendo o público vibrar e cantar junto, além de uma menção especial a todos os professores e educadores presentes.

Tarde de atividades

Após o show, os jovens participaram das tradicionais atividades do período vespertino, que conta com apresentações artísticas de bandas, danças e teatros; além das modalidades esportivas. A juventude recebeu atendimento nas tendas vocacionais e da Família Salesiana, participou da adoração ao Santíssimo Sacramento, além das confissões e momentos de oração e espiritualidade. No período da noite, às 19h, foi realizada a Vigília, encerrando o encontro.

Sobre o FEST

O FEST é uma iniciativa interinspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e tem como propósito fortalecer os vínculos entre grupos da Pastoral Juvenil Salesiana, oferecendo aos jovens um espaço de convivência, cultura e evangelização.

Neste ano, o evento também celebrou um momento de comunhão em torno da celebração da canonização da Irmã Maria Troncatti, missionária salesiana no Equador, que será realizada pela Igreja neste domingo, dia 19 de outubro.

Em sintonia com o bicentenário da presença salesiana no mundo, o FEST 2025 recordou ainda os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, enviada por Dom Bosco à Argentina em 1875, em um gesto que marcou o início da expansão educativa e evangelizadora salesiana pela América do Sul.

Fotos: Giuliano Celms e Frederico Battistelli

Galeria

4 foto(s)
Compartilhar
Envie esta notícia para suas redes.

Política de Privacidade

Versão 02 | Dez/2022

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, CNPJ 61.021.556/0001-59, com sede na Rua Três Rios, 362, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.

Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com a INSPETORIA; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo – mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais da Inspetoria e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A Política tem como propósito

  • explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.
  • Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.

DEFINIÇÕES

Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:

LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);

Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses da Inspetoria ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pela Inspetoria; e o equilíbrio entre os interesses da Inspetoria ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;

Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;

Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres da Inspetoria no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes:

  • Direito de confirmação da existência de tratamento;
  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais a Inspetoria realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.
    Ao navegar em nosso site, o(a) usuário(a) concorda com os termos desta Política de Privacidade. 

1. Coleta de Dados Pessoais
Podemos coletar os seguintes dados pessoais, quando fornecidos voluntariamente pelo(a) usuário(a) por meio de formulários de contato, inscrições em eventos, pedidos de oração ou outros formulários disponíveis no site:

– Nome completo
– E-mail
– Telefone
– Cidade e Estado
– Instituição ou Comunidade religiosa vinculada (se aplicável)
– Mensagens enviadas por meio dos formulários

Esses dados são coletados com a finalidade exclusiva de realizar atendimentos, responder solicitações, enviar comunicações institucionais ou promover atividades pastorais, educacionais ou vocacionais.

2. Uso de Cookies
Nosso site utiliza cookies – pequenos arquivos armazenados no navegador do(a) visitante – para melhorar a experiência de navegação. Os cookies utilizados podem:

– Lembrar preferências do usuário
– Medir tráfego e desempenho do site
– Prover funcionalidades de terceiros

O(a) usuário(a) pode, a qualquer momento, configurar seu navegador para bloquear o uso de cookies. No entanto, isso poderá afetar a funcionalidade de determinadas seções do site.

3. Compartilhamento de Dados
Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos dados pessoais a terceiros, salvo nas seguintes hipóteses:

– Por exigência legal ou judicial
– Com prestadores de serviços contratados exclusivamente para fins técnicos, com cláusulas de confidencialidade
– Com consentimento expresso do(a) titular

4. Armazenamento e Segurança
Os dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e controlado, com acesso restrito, adotando-se medidas técnicas e organizacionais para proteger as informações contra acessos não autorizados, perdas ou usos indevidos.

5. Direitos do Titular
Nos termos da LGPD, os titulares de dados pessoais têm os seguintes direitos:

– Confirmar a existência de tratamento
– Acessar os dados
– Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados
– Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos
– Revogar o consentimento a qualquer momento

Para exercer seus direitos, o(a) titular pode entrar em contato através do e-mail:  contato.lgpd@salesianas.com.br

6. Links Externos
Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo ou políticas de privacidade desses sites. Recomendamos que o(a) usuário(a) leia as respectivas políticas ao ser redirecionado(a).

7. Alterações nesta Política
Esta Política de Privacidade pode ser atualizada a qualquer momento, sendo as alterações publicadas nesta página com a devida data de revisão. Recomendamos sua leitura periódica.

FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS
A coleta dos dados pessoais ocorre de maneira direta e indireta, a saber:

– Diretamente, quando o(a) usuário(a) preenche formulários disponíveis no site, como contatos, inscrições em eventos, cadastros vocacionais, entre outros;

– Indiretamente, por meio da navegação no site, que pode incluir a coleta automática de dados como endereço IP, tipo de navegador, tempo de permanência nas páginas e outras informações de acesso, com o uso de cookies e tecnologias semelhantes.

Uso de Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao navegador do(a) usuário(a) e armazenados em seu dispositivo. Eles servem para reconhecê-lo(a) em futuras visitas e aprimorar sua experiência de navegação. Os tipos de cookies utilizados incluem:

– Cookies estritamente necessários: essenciais para o funcionamento do site;
– Cookies de desempenho: coletam informações de forma anônima para análise estatística de uso;
– Cookies de funcionalidade: permitem que o site se lembre de escolhas feitas pelo usuário;
– Cookies de terceiros: utilizados por serviços externos incorporados, como vídeos e formulários.

O(a) usuário(a) pode gerenciar ou desativar os cookies nas configurações do navegador. A desativação poderá afetar a funcionalidade de certas partes do site.

Retenção, término e descarte de dados pessoais

Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado.
Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.

Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam a Inspetoria realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.

Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras da Inspetoria.

Segurança de Dados Pessoais

Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.

A INSPETORIA exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.

Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:

Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados.
Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.
 

Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:

a) Nome completo do Titular de Dados;
b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados;
c) Descrição da solicitação.

Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.

É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.

A Inspetoria se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.