O VIDES Brasil promoveu, nos dias 08 e 09 de novembro de 2025, um Seminário Nacional que aconteceu no Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP). O encontro reuniu 33 participantes das quatro inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no país e contou com a presença da Delegada Internacional do VIDES, Irmã Annecie Audate, e da Inspetora Irmã Alaíde Deretti, presidente da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB).
Ao longo dos dois dias, os participantes refletiram sobre temas relacionados ao protagonismo juvenil, cidadania global e interculturalidade no contexto do voluntariado. A primeira formação, abordou o tema do “Voluntariado e Identidade do Voluntário”, foi conduzida pela Irmã Adair Sberga, FMA. Durante a exposição, ela destacou o voluntariado como compromisso social e instrumento de transformação, enfatizando o papel do jovem como agente protagonista e não dependente da figura adulta.
Na sequência, a Delegada Internacional, Irmã Annecie Audate, apresentou o tema “Voluntariado VIDES como Educação para a Cidadania Global”, com foco no desenvolvimento de uma consciência solidária, responsável e sustentável, inspirada no cuidado com as pessoas e com o planeta, sem perder a identidade cultural.
O encontro também contou com a formação “VIDES e Interculturalidade”, ministrada por Giseli Siqueira Prado (BMM), que abordou o diálogo entre culturas, a superação de práticas colonizadoras e a promoção de uma interculturalidade crítica, participativa e transformadora, com valorização da diversidade e da produção coletiva de saberes.
Ainda dentro da programação, Irmã Annecie compartilhou experiências de voluntariado realizadas em 2024 no mundo, destacando iniciativas internacionais e o fortalecimento da rede global do VIDES.
Nos momentos finais, as Inspetorias participaram de uma roda de partilha, conversando sobre suas realidades, definindo metas e compromissos para continuidade e fortalecimento das ações no país. A programação foi encerrada com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Camilo Profiro, SDB.
O encontro reafirmou o compromisso do VIDES Brasil com a formação integral de voluntários e com a promoção da dignidade humana, da solidariedade e da cidadania ativa.
“Participar do Seminário VIDES foi uma experiência profundamente transformadora. Desde o primeiro momento, senti que não era apenas um encontro de formação, mas um verdadeiro espaço de partilha, escuta e crescimento. Viver esses dias ao lado de pessoas que têm o mesmo propósito — o de servir com amor — reacendeu em mim a certeza de que o voluntariado é um dos caminhos mais bonitos de amar e transformar o mundo. O seminário foi um convite a olhar para dentro, reconhecer o chamado de Deus e renovar o compromisso de viver a missão com alegria, fé e entrega. Volto com o coração cheio de gratidão e com o desejo ainda maior de continuar levando o VIDES adiante — com amor, esperança e serviço.” (Lia Patrícia M. Leitão – Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE)
“O Seminário Nacional do VIDES Brasil foi mais um importante passo para uma maior e melhor articulação entre as inspetorias brasileiras, reforçando a importância do voluntariado VIDES como estratégia formativa humanizadora e de transformação social. Aprofundar a temática da cidadania global proporcionou uma reflexão acerca da importância das nossas ações no contexto sociopolítico atual do mundo e nos reafirmou o sentido do trabalho em rede para o alcance de melhores resultados com as ações que implementamos.” (Thiago Luiz Queiroz Ferreira – Ex-conselheiro VIDES Internacional | representante leigo da Inspetoria Madre Mazzarello)
“Durante o seminário, pude vivenciar momentos de aprendizado, troca e escuta que me tocaram profundamente. Foi inspirador ver o brilho nos olhos de cada participante, sentir o entusiasmo de quem acredita no poder do serviço e do amor ao próximo. O VIDES é, sem dúvida, um projeto lindo, que merece cada vez mais reconhecimento e visibilidade. Quem tem a oportunidade de viver essa experiência sabe o quanto ela transforma. Ser voluntário é carregar dentro de si o desejo constante de servir e de fazer o bem. É manter acesa a chama da solidariedade, da fé e da esperança em um mundo melhor. Eu me sinto grata e feliz por fazer parte dessa missão tão bonita, que me faz crescer como pessoa e me enche de propósito.” (Pâmela Moraes Fernandes – voluntária do VIDES na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – São Paulo)
Equipe de comunicação Seminário Nacional VIDES Brasil












