16 de fevereiro 2026

Notícias

Encontro de Lideranças Educacionais Salesianas promove a atualização do Planejamento Estratégico para o próximo triênio

12/08/2024

Encontro de Lideranças Educacionais Salesianas promove a atualização do Planejamento Estratégico para o próximo triênio

12/08/2024

Atualizar o Planejamento Estratégico da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP/BAP) foi o principal objetivo do encontro realizado nos dias 06 e 07 de agosto, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), localizada na capital de São Paulo.

O grande evento reuniu aproximadamente 35 participantes, contando com ilustres presenças: Irmã Alaíde Deretti (Inspetora da BAP); Irmã Jacinta Finassi (Coordenadora Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e Diretora Secretária da AEISSP); Irmã Maike Loes (Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e Coordenadora Inspetorial de Comunicação); Irmã Estelamar de Oliveira (Ecônoma Inspetorial); Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (Diretora Presidente da AEISSP e Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil); Irmã Dorcelina Rampi (Diretora Tesoureira da AEISSP); Irmãs Coordenadoras da Pastoral, Direções e Gerentes/Supervisores Administrativos das 9 Escolas Salesianas da Mantenedora de São Paulo; Equipe da AEISSP; Equipe da Assessoria Apoio Estratégico.

Na abertura, Ir. Alaíde Deretti acolheu afetuosamente a todos, desejando que o encontro fosse empenhativo e feliz. Destacou que o ato de revisitar o Planejamento Estratégico abre os olhos para um horizonte de esperança, considerando-a como uma força ativa para um futuro profundo e promissor. Além disso, inspira-nos a agir em sinergia e sinodalidade, em um mundo que precisa de pessoas de esperança, que caminham decididas a buscar novas estratégias e percorrer novas estradas. Inspirada na sabedoria de Papa Francisco e no tema da “Estreia” para 2025 - “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens” - Ir. Alaíde evidenciou que para caminharmos com ousadia e para sermos peregrinos da esperança é preciso coragem, mantendo uma visão positiva do futuro. Lembrou que novas oportunidades são sinais dos valores do carisma salesiano, presente nos 5 continentes. Por isso, temos raízes que vêm de todas as direções e somos convocados a sermos profetas, continuadores e sonhadores como Dom Bosco e Madre Mazzarello. Evidenciou as perguntas norteadoras da programação do Planejamento Estratégico: “Quem somos? Onde estamos? Para onde queremos ir?”, orientando a importância de direcionar o olhar para o horizonte e o coração para metas grandes. Agir com sabedoria e discernimento, acertar os passos, abrir portas para novas possibilidades (vivenciando do desconforto da ousadia), alcançar metas com coragem, guiar-nos pela luz da esperança, vislumbrar um futuro positivo no presente e reconhecer coisas boas foram ações propositivas que Ir. Alaíde apresentou aos participantes, contemplando uma perspectiva carismática. Convidou cada participante a ser uma “presença que faz a diferença”, que vive de forma plena, pois cada passo conta e cada conquista é uma vitória. Confiante, pronunciou: “Juntos, seremos verdadeiros peregrinos de esperança. Naveguemos pelos desafios com resiliência e alegria, para que tenhamos um futuro brilhante, compartilhado e significativo.”

Em seguida, Ir. Teresa Cristina conduziu um momento teológico-artístico de acolhida e oração, com a contribuição da Gestora Pedagógica Meily narrando a história interativa “As cores do jardineiro”. Em harmonia, todos cantaram emocionantes e significativas canções:  Ivo Mozart & Rey Vercosa - Vibração, A Cor de Deus - Clipe Oficial Sérgio Castro e também criaram e expressaram “gritos de paz” representando as cores, além de um “grito de paz” coletivo.

Ir. Dorcelina oportunizou que todos os profissionais presentes relembrassem e refletissem sobre a pergunta norteadora “Quem somos?”, evidenciando a Pedagogia do Cuidado assumida na missão carismática de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Historicamente, resgatou a trajetória da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), especificamente da unificação das Inspetorias no Brasil, e também da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), pertencente à BAP. Relembrou que a missão dessa instituição, composta pelas 9 escolas FMA’s de São Paulo é: “Educar evangelizando e evangelizar educando, na ótica do Sistema Preventivo, formando bons cristãos e honestos cidadãos”. Recordou também o seu organograma circular, que propõe uma relação dialógica entre os setores e serviços da Mantenedora com as escolas salesianas de SP e com a BAP.

Para tratar da questão fundamental “Como estamos?” alinhada ao objetivo do encontro, Ivan da Cunha (Assessoria Apoio Estratégico), situou os participantes que o triênio para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico Global e Local atualizado é de 2025 a 2027. Trouxe o ensinamento do futurista norte-americano Alvin Toffler para instigar as lideranças educacionais presentes sobre a necessidade de terem estratégias para o futuro: “Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém”. Após recordar os conceitos de “Missão, Visão e Valores”, Ivan da Cunha facilitou os grupos para a atualização dos Valores do Planejamento Estratégico da AEISSP.

Em consonância com as reflexões sobre a atualização do Planejamento Estratégico da AEISSP e também da pergunta “Como estamos?”, Ir. Jacinta percorreu e apresentou a relevante trajetória dos cinco Encontros da ESA (Escola Salesiana América), realizados em Cumbayá (1994), Cumbayá II (2001), ESA III (Brasília, 2008), ESA IV (Medellín/Colômbia, 2017) e ESA V (Guadalajara/México, 2024). Destacou os temas abordados em cada um deles e também evidenciou o “Modelo de Significatividade Salesiana na Escola” construído durante o ESA V, em conexão com os “Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional”, proposto no Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil.

Criativamente, a Equipe da AEISSP apresentou os principais desafios e conquistas vivenciados pelas escolas, por meio de uma “Linha do Tempo” do período de 2018 até 2024. Inspiradas nos filmes “Divertida Mente” (Disney, 2015) e Divertida Mente 2” (Disney, 2024), Ir. Teresa Cristina, Meily Cassemiro, Stefanny de Souza (Gestora Administrativa) e Andrea Pereira (Assessora de Comunicação) contextualizaram as ações dos setores Pastoral-Pedagógico, Administrativo-Financeiro e Comunicação/Marketing com as emoções e com os tempos Chronos, Kairós e Aion, além de circularem os afetos das lideranças educacionais presentes, resgatando reminiscências e despertando lembranças, relacionando-as com cada sentimento e colorindo sua própria “Linha do Tempo” a partir das seguintes emoções/cores: Alegria (amarela), Tristeza (azul), Raiva (vermelha), Nojinho (verde), Medo (roxa), Ansiedade (laranja), Vergonha (rosa), Tédio (cinza), Inveja (verde água) e Nostalgia (marrom). Após esse momento memorável, os participantes presentes tiveram a oportunidade de compartilhar as suas próprias “Linha do Tempo das Emoções”.

Dando continuidade e revisando o Planejamento Estratégico da Mantenedora das escolas salesianas de SP, Ivan da Cunha retomou o conceito de “Visão”, explicando que ela deve revelar a aspiração e a inspiração da instituição. Em grupos, as lideranças se organizaram novamente e se dedicaram na (re)elaboração da “Visão” da AEISP.

Em clima harmonioso e com muita alegria, o dia foi finalizado com a celebração dos 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Encenada ao som da música “Gratidão” (Rafa Gomes e Pe. Reginaldo Manzotti), a homenagem contou com a atuação das lideranças educacionais  que demonstraram seus sinceros agradecimentos por meio de significativas palavras que floresceram de um álbum de fotos que contavam as centenárias histórias das Comunidades Educativas Salesianas de São Paulo. Para enriquecer ainda mais esse emocionante momento, Meily declamou o poema “A idade para ser feliz”, do poeta Mário Quintana Boletim Salesiano - A idade de ser feliz, para agradecer o legado de cada Irmã Salesiana, por ser exemplo vivo de amor, dedicação, entrega, competência, entusiasmo e tantas outras virtudes. A união fraterna do dia se concretizou em um jantar surpresa!

No segundo dia, as atividades seguiram dinamizadas por Ivan da Cunha, que propôs a retomada e a atualização da “Visão” do Planejamento Estratégico da AEISSP. Em grupos, após sistematizaram as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças utilizando a Análise SWOT, as lideranças educacionais (re)elaboraram os objetivos.

A Campanha de Matrículas 2025 também foi um importante assunto contemplado na programação do encontro, explanado em detalhes por Andréa Pereira. Em seguida, Ir. Teresa Cristina apresentou em primeira mão a proposta do Mascote “Grigio” (cinzento), o cachorro que era “anjo da guarda” de Dom Bosco e que o acompanhou por mais de 30 anos, protegendo-os dos perigos.

Para fechar com chave-de-ouro o encontro, Ir. Dorcelina conduziu o momento das ressonâncias e da avaliação dos dois dias de atualização do Planejamento Estratégico da AEISSP. De modo prático e objetivo, solicitou que as lideranças educacionais presentes se expressassem espontaneamente. Assim o fizeram, a partir das seguintes frases seguidas de suas respostas, em destaque:

“Revi e foi bom, porque havia me esquecido...”: “tanta superação; crescemos humanamente; sistematizamos o nosso trabalho; somos união; juntos somos mais fortes; somos criativos; somos persistentes; fizemos história; assumimos para valer; somos perseverantes; foi um trabalho feito com leveza; competências em desenvolvimento e coragem!”.

“Um aprendizado que me ajuda a...”: “superar obstáculos; crescer profissionalmente; fortalecer a caminhada compartilhada; valorizar a gestão participativa; aprofundar o carisma salesiano; rever práticas; força do grupo; planejar, acompanhar e compartilhar; continuidade e envolvimento da Comunidade Educativo-Pastoral.

“Esse dia me ajudou a entender que sem estratégia qualquer caminho serve e ressalto isso... que me ajudou a compreender”: “revisitar a teoria e se ela acontece na prática; a potência que somos; ressignificar a estratégia de mudança; fazemos parte de um sonho; caminho a alcançar; não ficar na zona de conforto; acreditar na nossa proposta; empoderar-se do projeto comum.

“Levo comigo”: “força do grupo; gratidão ao que foi e ao que virá; perseverança; abertura ao novo; aprimorar e fortalecer os processos; honrar a confiança das FMA’s e levar aos leigos esse legado; gratidão aos leigos; trabalhar as vocações; animar os jovens; esperança; fazer o caminho.

A oração de “envio” confirmou a relevância de acolher os sentimentos das lideranças educacionais da AEISSP na (re)construção do Planejamento Estratégico, contribuindo com o seu efetivo desenvolvimento nos próximos três anos em cada Comunidade Educativo-Pastoral. Afinal, “sentir o que Jesus sentia” (Amar Como Jesus Amou) é a maior emoção que deve circular nas próximas ações a serem concretizadas pelas escolas salesianas da AEISSP/BAP.

Galeria

49 foto(s)
Compartilhar
Envie esta notícia para suas redes.

Política de Privacidade

Versão 02 | Dez/2022

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, CNPJ 61.021.556/0001-59, com sede na Rua Três Rios, 362, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.

Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com a INSPETORIA; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo – mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais da Inspetoria e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A Política tem como propósito

  • explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.
  • Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.

DEFINIÇÕES

Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:

LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);

Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses da Inspetoria ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pela Inspetoria; e o equilíbrio entre os interesses da Inspetoria ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;

Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;

Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres da Inspetoria no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes:

  • Direito de confirmação da existência de tratamento;
  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais a Inspetoria realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.
    Ao navegar em nosso site, o(a) usuário(a) concorda com os termos desta Política de Privacidade. 

1. Coleta de Dados Pessoais
Podemos coletar os seguintes dados pessoais, quando fornecidos voluntariamente pelo(a) usuário(a) por meio de formulários de contato, inscrições em eventos, pedidos de oração ou outros formulários disponíveis no site:

– Nome completo
– E-mail
– Telefone
– Cidade e Estado
– Instituição ou Comunidade religiosa vinculada (se aplicável)
– Mensagens enviadas por meio dos formulários

Esses dados são coletados com a finalidade exclusiva de realizar atendimentos, responder solicitações, enviar comunicações institucionais ou promover atividades pastorais, educacionais ou vocacionais.

2. Uso de Cookies
Nosso site utiliza cookies – pequenos arquivos armazenados no navegador do(a) visitante – para melhorar a experiência de navegação. Os cookies utilizados podem:

– Lembrar preferências do usuário
– Medir tráfego e desempenho do site
– Prover funcionalidades de terceiros

O(a) usuário(a) pode, a qualquer momento, configurar seu navegador para bloquear o uso de cookies. No entanto, isso poderá afetar a funcionalidade de determinadas seções do site.

3. Compartilhamento de Dados
Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos dados pessoais a terceiros, salvo nas seguintes hipóteses:

– Por exigência legal ou judicial
– Com prestadores de serviços contratados exclusivamente para fins técnicos, com cláusulas de confidencialidade
– Com consentimento expresso do(a) titular

4. Armazenamento e Segurança
Os dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e controlado, com acesso restrito, adotando-se medidas técnicas e organizacionais para proteger as informações contra acessos não autorizados, perdas ou usos indevidos.

5. Direitos do Titular
Nos termos da LGPD, os titulares de dados pessoais têm os seguintes direitos:

– Confirmar a existência de tratamento
– Acessar os dados
– Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados
– Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos
– Revogar o consentimento a qualquer momento

Para exercer seus direitos, o(a) titular pode entrar em contato através do e-mail:  contato.lgpd@salesianas.com.br

6. Links Externos
Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo ou políticas de privacidade desses sites. Recomendamos que o(a) usuário(a) leia as respectivas políticas ao ser redirecionado(a).

7. Alterações nesta Política
Esta Política de Privacidade pode ser atualizada a qualquer momento, sendo as alterações publicadas nesta página com a devida data de revisão. Recomendamos sua leitura periódica.

FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS
A coleta dos dados pessoais ocorre de maneira direta e indireta, a saber:

– Diretamente, quando o(a) usuário(a) preenche formulários disponíveis no site, como contatos, inscrições em eventos, cadastros vocacionais, entre outros;

– Indiretamente, por meio da navegação no site, que pode incluir a coleta automática de dados como endereço IP, tipo de navegador, tempo de permanência nas páginas e outras informações de acesso, com o uso de cookies e tecnologias semelhantes.

Uso de Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao navegador do(a) usuário(a) e armazenados em seu dispositivo. Eles servem para reconhecê-lo(a) em futuras visitas e aprimorar sua experiência de navegação. Os tipos de cookies utilizados incluem:

– Cookies estritamente necessários: essenciais para o funcionamento do site;
– Cookies de desempenho: coletam informações de forma anônima para análise estatística de uso;
– Cookies de funcionalidade: permitem que o site se lembre de escolhas feitas pelo usuário;
– Cookies de terceiros: utilizados por serviços externos incorporados, como vídeos e formulários.

O(a) usuário(a) pode gerenciar ou desativar os cookies nas configurações do navegador. A desativação poderá afetar a funcionalidade de certas partes do site.

Retenção, término e descarte de dados pessoais

Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado.
Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.

Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam a Inspetoria realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.

Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras da Inspetoria.

Segurança de Dados Pessoais

Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.

A INSPETORIA exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.

Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:

Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados.
Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.
 

Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:

a) Nome completo do Titular de Dados;
b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados;
c) Descrição da solicitação.

Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.

É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.

A Inspetoria se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.