No Centro de Educação Infantil “CEI Pingo de Gente”, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), a vida é muito dinâmica, e as crianças crescem aprendendo, superando limites e tornando-se protagonistas de novas experiências.
É o que percebemos no relato da professora Aline, da turma do Berçário II – A sobre “O Brincar”. Vamos acompanhar:
«Em um dia ensolarado, foi feita a proposta de uma vivência no solário, “conhecendo os animais”, para a turminha do Berçário II – A. No ambiente preparado com a ajuda da auxiliar Priscila, as crianças puderam brincar, explorar os animais em todo o território do solário. O incrível era ver a felicidade deles ao sair e ver tudo aquilo. Uma das falas foi: “cavalo!” E logo, a criança foi ao encontro do cavalo, segurando firme e brincando, levando-o em todo espaço, em seus braços. Outra fala: “Eee!” E a criança, sorrindo de tanta felicidade.
Brincando, a criança desvenda o mundo da imaginação, com seus gestos, suas descobertas, é nesse sentindo que se expressam, aprendem a estar e a conviver no mundo. Enquanto brincam, elas experimentam texturas, desenham caminhos, estimulam a verbalização e desafiam seus limites. Aprendem sobre o outro, sobre si, sobre as coisas que pulsam ao seu redor. No brincar, o tempo se alonga, as regras se constroem, a imaginação dança livre, sem pressa de chegar.
E, mais do que tudo, o brincar acolhe, porque há espaço para si, para sentir e para pertencer, de transformar um simples brinquedo/objeto em um universo inteiro.
Por isso, brincar é coisa séria, coisa da alma, é nele que começa a infância, que se expressa, fortalece e engrandece. Agora é só garantir tempo e espaço para esse brincar e deixar essa essência da infância em sua forma mais plena e acolhedora.»




