O Colégio de Santa Inês recebeu no dia 25 de setembro a visita da Irmã Alaíde Deretti, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Foi um momento de muita alegria para todos os estudantes, educadores e equipe de colaboradores, que acolheram a Inspetora da BAP com muito carinho e entusiasmo.
“Talita Kume”
A primeira parte da visita da Ir. Alaíde Deretti na parte da manhã foi com os estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio. Para a abertura dessa vivência, a Pastoral de Arte, Comunicação e Animação Salesiana (Pacas) preparou uma apresentação teatral muito especial, chamada “Talita Kume”, expressão que aparece na Bíblia no livro de São Marcos e significa “Menina, eu te ordeno, levanta-te!”.
A história, escrita pelo professor João Carlos, vai de encontro à campanha Setembro Amarelo, abordando temas relacionados à saúde mental da juventude. Foi um momento de muita reflexão para todos os presentes, que assistiram à peça com muita atenção.
É tempo de reavivar o fogo!
Após a apresentação teatral, foi a vez da Ir. Alaíde conversar com os estudantes. A Inspetora da BAP relembrou a chegada dos 150 anos da primeira expedição missionária das Filhas de Maria Auxiliadora, que serão celebrados no ano de 2027. À luz do lema utilizado pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para a ocasião – “é tempo de reavivar o fogo!” – ela traçou um paralelo sobre a “chama que temos dentro de nós”. Segundo a Ir. Alaíde, essa chama representa nossa esperança, nossos dons e os sentimentos bons que temos dentro da gente. Já os sentimentos ruins são as “cinzas”, que devem ser varridas de nosso coração.
Os jovens partilharam suas opiniões e pontos de vista, ressaltando a importância de cultivarmos a esperança, a empatia e o amor ao próximo nos dias de hoje, para que possamos viver dias melhores e garantir um futuro de paz. Foi uma rica troca de ideias!
Ao final da acolhida, muitos estudantes cumprimentaram Ir. Alaíde com muitos sorrisos, abraços e alegria.
Ainda na parte da manhã, a Ir. Alaíde Deretti se reuniu com a Equipe Gestora do Colégio de Santa Inês, em um momento de partilha e acolhimento. Foi trazido um debate sobre os desafios enfrentados pelos membros da equipe ao longo dos anos. A mensagem deixada pela Inspetora da BAP foi de que as adversidades não podem apagar a chama acesa dentro de cada um. A conversa trouxe um sentimento de renovação para todos.
Acolhidas, homenagens e presentes
Na parte da tarde, a Ir. Alaíde esteve com os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram momentos de muita alegria e muito carinho!
As turmas da Educação Infantil se encontraram com a Inspetora da BAP para pequenos bate-papos. Para homenagear a Irmã, as crianças prepararam apresentações de músicas, poemas e orações, demonstrando a felicidade em recebê-la. Em seguida de cada homenagem, uma conversa com os pequenos sobre como é a rotina escolar e se as crianças são felizes estudando no Colégio de Santa Inês. Sem hesitar, todos os estudantes responderam que sim!
Depois dessas vivências cheias de ternura e alegria, chegou a vez de se reunir com as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os estudantes também receberam a Ir. Alaíde com muito entusiasmo! As crianças cantaram, fizeram leituras e até mesmo os professores preparam uma paródia para dar as boas vindas à Inspetora.
Ir. Alaíde também recordou os 150 anos da primeira expedição missionária das FMA durante sua passagem com as turmas de 1º a 5º Ano do Ensino Fundamental E, com uma divertida história, ela deixou uma reflexão sobre como a prática de boas ações ajudam a cultivar bons sentimentos e nos tornam melhores. Ao final, uma surpresa: a Ir. Alaíde foi presenteada com uma colcha de retalhos, confeccionada por todas as crianças do Colégio de Santa Inês.
Pipoca ou Piruá?
Ao final do dia, a Ir. Alaíde se reuniu com a equipe de colaboradores do Colégio de Santa Inês. Todos foram recebidos com um delicioso café da tarde. Logo em seguida, um momento de partilha sobre como os desafios enfrentados contribuem para a evolução de cada um. Esse processo foi comparado ao estouro de uma pipoca, em que o milho precisa passar pelo fogo para se transformar e não continuar sendo um “piruá”.
Essa vivência trouxe muitas reflexões para o grupo, que se sentiu imensamente grato e restaurado. O Colégio de Santa Inês agradece a Ir. Alaíde Deretti pela visita. Sem dúvidas, esse encontro reavivou a chama da fé e da esperança em todos!













