Nos dias 20 a 22 de junho, a comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de Rio Pardo (RS), teve a alegria de acolher Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) para a Visita Canônica.
Irmã Alaíde também fez visita em outras presenças do Rio Grande do Sul e veio a Rio Pardo acompanhada pela comunidade de Bagé, formada pelas Irmãs Ercilde Moratelli, Iracema Zóboli e Maria Plebani, juntamente com o Padre Edgar Barrozo, Pároco da Paróquia São Pedro, daquela cidade. Após a alegria do reencontro, foi partilhado o almoço, em clima de fraternidade e espírito de família.
No dia 21, Irmã Alaíde dinamizou um momento de oração, proporcionando à comunidade FMA uma rica e profunda reflexão a partir do tema: “É tempo de reavivar o fogo”, em preparação aos 150 anos da 1ª Expedição Missionária. A Inspetora também ofereceu uma bonita e profunda reflexão a partir da Encíclica do Papa Francisco sobre o Sagrado Coração de Jesus: “Amou-nos”. Neste dia, as Irmãs também tiveram a oportunidade de conversar pessoalmente com a Inspetora, sendo este um momento rico de escuta e acolhida.
Já no dia 22, pela manhã, a Inspetora realizou com a comunidade um momento conclusivo, pois precisou interromper a visita devido à grave situação climática que mais uma vez assola o Estado do Rio Grande do Sul. Por precaução, ela retornou a Porto Alegre, pois as chances de novas inundações se confirmam a partir do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias. Em outra ocasião favorável, Irmã Alaíde retornará para encontrar-se também com a comunidade educativa.
A comunidade das FMA agradece pela partilha, pela convivência e por cada momento proporcionado. A Equipe do Instituto Medianeira Casa da Criança e educandos permanecem na expectativa de também vivenciar um encontro com Irmã Alaíde.



