No dia 24 de maio, um sentimento de devoção e gratidão tomou conta do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP). Em um cenário repleto de fé e emoção, cerca de mil pessoas se reuniram nas quadras da instituição para celebrar a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora — um dos momentos mais esperados do ano pela comunidade educativa.
A missa foi presidida pelo padre Pitico e contou com a participação de estudantes, ex-alunos, colaboradores, ex-funcionários, irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, além de amigos e familiares. Uma das grandes novidades deste ano foi a presença de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo acessibilidade e reforçando o compromisso da escola com a inclusão.
No trajeto até as quadras, os participantes puderam apreciar uma exposição de trabalhos produzidos por estudantes de todas as turmas, fruto da preparação espiritual e pedagógica para o momento. Também marcou presença o Grupo de Ex-alunos, que mais uma vez organizou o “Pátio das Memórias”. Este ano, eles montaram um espaço especial com depoimentos de mães ex-alunas que hoje têm seus filhos estudando na mesma escola, em uma bela homenagem ao Mês das Mães.
A celebração teve início com as palavras de acolhida da diretora, Luciana Orsini, e do professor de Teatro, José Maurício Cagno, comentarista do dia. Em seguida, estudantes da 3ª série do Ensino Médio conduziram a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora até o palco, embalados pelo canto da música “Mãezinha do Céu”, interpretada por um coral de crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Um dos momentos mais simbólicos foi a entrada conjunta dos formandos da 3ª série, do Ensino Médio, com as crianças do Maternal, representando o encontro entre os primeiros passos e os últimos momentos da vida escolar no colégio. O gesto emocionou a todos os presentes, reforçando o sentimento de pertencimento e continuidade da missão educativa salesiana.
“Te coroamos, ó mãe”
A tradicional coroação de Nossa Senhora Auxiliadora encerrou a missa com grande significado. Ao som da canção “Perfeito é quem te criou”, os concluintes do Ensino Médio subiram ao palco e, em um ato de devoção e gratidão, colocaram na imagem de Maria a coroa, o cetro e a coroa do Menino Jesus. O momento foi vivido com intensidade pelos jovens, marcando também o encerramento de um ciclo importante em suas vidas.
A diretora Luciana Orsini destacou que a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é sempre um momento muito especial para toda a comunidade educativa. Segundo ela, a edição deste ano foi ainda mais significativa, com ampla participação de estudantes, famílias, ex-alunos e colaboradores, refletindo a vivacidade e a união que marcam a espiritualidade inspirada por São João Bosco. “Muito mais que uma missa, o evento foi uma verdadeira manifestação de amor, memória e tradição salesiana. Nossa gratidão a todos que fizeram parte deste momento de fé, emoção e pertencimento”, disse.









