Menu Principal

BLOG

“CEI Pingo de Gente” constrói Parque Sonoro em parceria com as famílias

No Centro de Educação Infantil “CEI Pingo de Gente”, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), a vida é muito dinâmica, e as crianças crescem aprendendo, superando limites e tornando-se protagonistas de novas experiências.

É o que percebemos no relato da educadora do Agrupamento BI (Berçário – 0 a 2 anos) sobre “O Parque Sonoro”. Vamos acompanhar:

«A vivência surgiu em diálogo com o projeto de escuta “A vida fora do berço”, com o objetivo de criar, potencializar e compreender os princípios e intencionalidades pedagógicas que se materializam nas práticas diárias junto aos pequenos.

Nesse processo, desenvolvemos competências e habilidades que permitem aos bebês se expressarem de forma natural, com liberdade e centralidade nas experiências propostas.

O parque sonoro foi construído em parceria com as famílias, em um dia especial, repleto de afetos, trocas e criações. Um momento de fortalecer vínculos, conhecer um pouco da cultura familiar e transformar materiais em novas possibilidades de brincar.

Entre sons, risos e curiosidades, o fazer artístico foi despertado, valorizando o tempo da infância e as materialidades produzidas com recursos de largo alcance.

A experiência foi tão significativa que os espaços permaneceram expostos no solário, possibilitando que todas as turmas explorassem os contextos literários, os instrumentos musicais confeccionados e as cabanas que incentivam o encantamento pela literatura desde cedo.

Esses momentos favoreceram a socialização entre os pares, a diversidade cultural e o protagonismo dos nossos bebês, sempre curiosos, expressivos e cheios de descobertas em um território repleto de aprendizagens, cheiros e sabores da infância.

Vivências potentes que nutrem o imaginário, fortalecem o fazer docente e promovem o desenvolvimento integral das múltiplas linguagens.

As fotografias revelam o nosso cotidiano dentro e fora da sala de referência, traduzindo em imagens as experiências e descobertas dos bebês.»

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.