Menu Principal

BLOG

Berçário do CEI Pingo de Gente interage com “O mundo dos dinossauros”

No Centro de Educação Infantil “CEI Pingo de Gente”, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), a vida é muito dinâmica, e as crianças crescem aprendendo, superando limites e tornando-se protagonistas de novas experiências.
É o que percebemos no relato da professora da turma do Berçário II – C sobre O Mundo dos Dinossauros. Vamos acompanhar:

No Berçário II-C, o universo do faz de conta ganhou novas cores e texturas com a proposta “O Mundo dos Dinossauros”. A atividade foi realizada na sala de referência, cuidadosamente organizada para acolher a imaginação e a curiosidade dos pequenos. Um cantinho especial foi montado com dinossauros de diferentes tamanhos e formas, uma cascata cenográfica e elementos naturais que convidavam à exploração. O espaço foi pensado para despertar a fantasia, promovendo um ambiente lúdico, sensorial e instigante.

Logo ao chegarem, as crianças foram tomadas por um misto de encanto e entusiasmo. Cada uma, a seu tempo e modo, foi se aproximando do cenário: algumas se envolveram rapidamente com os dinossauros, movimentando-os em brincadeiras repletas de significados próprios; outras, mais observadoras, exploraram com os olhos, tocando com delicadeza os elementos, tentando compreender aquele “novo mundo” que se apresentava.

Um momento particularmente marcante foi quando uma criança segurou um dos dinossauros, observou-o com atenção, sorriu e disse com alegria para a professora:
“Vou dar comidinha pra ele!”

Esse gesto, simples e cheio de intenção, revela a potência do brincar simbólico. Nesse tipo de interação, a criança manifesta seus afetos, desenvolve a linguagem, exercita a imaginação e constrói vínculos significativos – tanto com os objetos quanto com os colegas e os adultos que a acompanham.

A proposta foi muito além do entretenimento: ofereceu uma rica oportunidade de interação, construção de conhecimento e expressão emocional. Ao brincar com os dinossauros, as crianças criaram histórias, deram nomes, inventaram falas e ações, revelando um universo imaginativo em constante expansão. Ao mesmo tempo, de maneira natural e envolvente, foram sendo introduzidos conteúdos sobre os dinossauros: suas características físicas, seus hábitos, o ambiente em que viviam.

Trabalhar com propostas assim permite transformar o cotidiano em experiências de aprendizagem significativas, nas quais o conhecimento é tecido junto com a curiosidade e o encantamento. Como nos inspira Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Vivenciar o mundo dos dinossauros foi, para o Berçário II-C, mais do que uma atividade: foi uma jornada de descobertas, afetos e muitas histórias compartilhadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.