Menu Principal

BLOG

08 de Março Dia Internacional da Mulher

Todo 8 de março se celebra mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Neste ano o tema é “O tempo é agora: Ativistas rurais e urbanos que transformam a vida das mulheres”. A celebração deste ano segue um movimento mundial sem precedentes pela promoção dos direitos das mulheres, a igualdade e a justiça.

Em nível mundial se viu um movimento forte de consciência e de sensibilização, de busca de justiça para reivindicar os próprios direitos, no que se refere a situações de violência sexual ou não, de disparidade nas oportunidades sociais, de trabalho, políticas, etc.

O Dia Internacional da Mulher comemora o progresso econômico, político e cultural alcançado em todo o mundo. O reconhecimento é baseado em um princípio universal que ignora as divisões, sejam elas étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

É inspirado nas atividades dos movimentos operários no início do século XX, na América do Norte e na Europa. O Primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelos Estados Unidos em 28 de fevereiro de 1909. O Partido Socialista americano escolheu, mais tarde, este dia em homenagem à greve dos trabalhadores do setor de tecelagem, durante o qual as mulheres haviam protestado pelas condições de trabalho da época. As Nações Unidas, cuja Carta representa o Primeiro Estatuto Internacional, que em 1945 afirmou o princípio de igualdade de gênero, designou (desde 1975) o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

As Nações Unidas desenvolveram estratégias, objetivos e projetos internacionais para melhorar o status das mulheres no mundo, criando um patrimônio precioso. Exemplos de tais metas são a Declaração de Pequim, a Plataforma de Ação e a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra a Mulher (CEDAW).

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas fundou UN Women, o órgão da ONU que visa a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. O nascimento de UN Women representa um passo histórico para alcançar os objetivos da ONU em relação à igualdade de gênero e à afirmação das mulheres na sociedade. (cf ONUITALIA.IT)

É uma oportunidade para juntos pensar em como acelerar a Agenda 2030, para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o objetivo nº 5 “alcançar a igualdade de gênero e potencializar todas as mulheres e as jovens” e nº 4 “garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos e promover a aprendizagem permanente”.

A Agenda 2030 prevê as seguintes metas:

  • Garantir até 2030, a cada menina e rapaz, liberdade, equidade e qualidade na conclusão do ensino primário e secundário, que leve a resultados de aprendizagem adequados e concretos;
  • Assegurar, até 2030, que cada menina e menino tenham um desenvolvimento infantil de qualidade e acesso a cuidados e educação pré-escolar, para estarem prontos para a escola primária;
  • Acabar, em todos os lugares, com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas;
  • Eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas, tanto na esfera privada como na esfera pública, incluindo o tráfico de mulheres e a exploração sexual e de qualquer outro tipo.
  • Eliminar quaisquer práticas abusivas, como o casamento organizado, o fenômeno das noivas infantis e mutiliação genital feminina (http://www.un.org/en/events/womensday/).

 

Fonte: www.cgfmanet.org

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.