Menu Principal

BLOG

Jovens paulistas vivem a experiência da Páscoa Juvenil

De 13 a 16 de abril de 2017 aconteceu mais uma edição da Páscoa Juvenil interinspetorial, promovida pela Pastoral Juvenil Salesiana das duas inspetorias salesianas de São Paulo, a de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, e a Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora.

Foram 45 os jovens participantes, provenientes das comunidades dos Salesianos e das Salesianas. Também acompanharam a experiência várias irmãs salesianas, e salesianos. A hospedagem, as refeições, as formações, as confissões e reflexões aconteceram no Colégio de Santa Inês. A vivência das celebrações do Tríduo Pascoal deram-se junto com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro.

Na Quinta-feira Santa, após a vivência da celebração da Ceia do Senhor na paróquia, a Irmã Helena Guesser, inspetora das FMA, acolheu os participantes com a mensagem de Boa Noite. Em seguida, houve o momento de integração com os jovens e a apresentação deles. Na sequência deu-se a Vigília com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a síntese do dia e descanso.

Na Sexta-feira Santa as reflexões foram: “Páscoa: partilha e serviço”, “o mistério da cruz e a liturgia da Adoração à Cruz” e o “Jejum”, na parte da manhã. No período da tarde houve o “deserto” (momento individual de interiorização, oração e reflexão), a celebração da Adoração da Cruz e a procissão do Senhor Morto acompanhado de Nossa Senhora das Dores junto com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. À noite foi refletido sobre o “Projeto de vida” e a vivencia da “Via Sacra”, elaborada e encenada pelos jovens, baseada na Campanha da Fraternidade 2017.

No Sábado Santo aconteceu a celebração penitencial recordando a renovação das promessas batismais, as confissões individuais e os participantes assistiram ao filme ‘Ressurreição”. No período da tarde refletiu-se e partilhou-se sobre o filme, houve  reflexão sobre o “fogo novo” e a “Lectio Divina”. À noite, a celebração da Vigília Pascal junto à comunidade paroquial e, após, a gincana com o Caça ao tesouro – Cristo Vive e repouso.

O domingo da Ressurreição, dia 16, foi o momento da avaliação: “o que ouvimos, vimos e sentimos, agora anunciamos”, a arrumação das malas, a Eucaristia de encerramento e o retorno dos jovens para as suas casas.

A experiência da Páscoa Juvenil vivida com os jovens demonstra-nos que eles têm sede de conhecer a pessoa de Jesus Cristo e estão dispostos a segui-Lo. Na maioria das vezes faltam-lhes pessoas, catequistas, religiosos e religiosas, leigos, educadores, famílias, comunidades educativas maduras e comprometidas que os ajudem a conhecer, compreender e vivenciar os fundamentos da fé cristã e traduzi-la em atitudes no cotidiano. Dom Bosco e Madre Mazzarello continuem a inspirar-nos e a fazer das nossas vidas uma oferta incondicional aos jovens de hoje e nos tempos de hoje.

Pe. Roque Luiz Sibioni – Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Na última sexta-feira (28), das 14h30 às 16h30 (horário de Roma), aconteceu mais um Webinar promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que reuniu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.