De 13 a 16 de novembro de 2025, Ex-alunas e Ex-alunos das FMA de diversas regiões do Brasil reuniram-se em Recife – Pernambuco para viver o Encontro Nacional.
Recife (Brasil). De 13 a 16 de novembro de 2025, cerca de 60 Ex-alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora, provenientes de diversas regiões do País, encontraram-se em Recife – Pernambuco para viver o Encontro Nacional, promovido pela Federação Maria Auxiliadora da Região Nordeste, com sede em Recife (PE).
O evento, com um programa caracterizado por espiritualidade, formação, convivência e fortalecimento da identidade, acontece a cada quatro anos. O último encontro, promovido pela Federação da Amazônia, com sede em Manaus, havia ocorrido durante o período da pandemia, em modalidade virtual.
As atividades começaram com a acolhida das delegações e um momento de oração que abriu oficialmente o encontro, favorecendo a socialização e o intercâmbio entre as diversas regiões. Em seguida, realizou-se uma mesa-redonda com a irmã Maria Américo Rolim, referente das FMA para a Família Salesiana no Brasil; Auricléa Neves, Conselheira Confederal para a Região do Brasil, irmã Raquielle Cassemiro, Delegada da Federação Maria Auxiliadora (Nordeste), e Luciana Falcão, Presidente da Federação Maria Auxiliadora (Nordeste), que apresentaram o caminho da Associação de Ex-alunas/os nas diversas realidades.
Em sua fala, a irmã Maria Américo destacou a história e a missão das Ex-alunas/os no Brasil, reforçando a importância de recuperar, com entusiasmo e criatividade, a vitalidade das Associações e Federações. A abertura foi enriquecida também pela apresentação musical do Duo Concitato e concluiu-se com um coquetel no Salão Balanço, que favoreceu a primeira interação entre os/as participantes.
No segundo dia, a programação ofereceu reflexões e experiências formativas. A oração da manhã foi conduzida pela Federação Nossa Senhora da Amazônia (BRM), seguida pela conferência sobre Santa Maria Troncatti, ministrada pela Ex-aluna Auricléa Neves, que ressaltou a força missionária e o testemunho de uma mulher de profunda fé e dedicação missionária.
A manhã prosseguiu com atividades de grupo voltadas ao planejamento de estratégias de animação e renovação, culminando numa plenária que reuniu diversas contribuições. À tarde, a conferência “Mensagens marianas de Esperança”, do Padre Fábio Farias Leite, Vigário Episcopal da Região de Boa Viagem (Recife), ajudou a aprofundar a presença materna de Maria na vida cristã e no caminho das Ex-alunas e dos Ex-alunos. O dia concluiu-se com a celebração da Santa Missa na pequena igreja de Nossa Senhora da Boa Estrada.
No terceiro dia, o encontro continuou com espaços de aprofundamento, diálogo e partilha sobre identidade, pertença e protagonismo nos diversos grupos, fortalecendo o caminho de cada Federação. A troca de experiências e o clima de família salesiano caracterizaram toda a vivência.
O último dia começou com a oração conduzida pela Federação Madre Mazzarello (BMM). Em seguida, foram apresentados os compromissos e realizada a avaliação do evento, indicando caminhos para novas ações e iniciativas locais. Esse momento concluiu-se com uma “carta de compromisso” assumida por todos os participantes.
Logo depois, o grupo reuniu-se no auditório para a Santa Missa de encerramento, momento de gratidão, envio e reafirmação do compromisso segundo o Carisma salesiano. Após o almoço de confraternização, houve uma saída opcional ao Castelo de Armas de Brennand, para um último toque cultural.
O Encontro Nacional deixou como marca um forte espírito de unidade, renovação e compromisso missionário, reafirmando o papel das Ex-alunas e dos Ex-alunos como presença ativa e transformadora no mundo, inspirados por Dom Bosco, Madre Mazzarello e pela espiritualidade salesiana, que continua a gerar vida e esperança.
Fonte: Portal FMA












