Menu Principal

BLOG

Instituto São José, em ritmo de festa, celebra a Festa da Matrícula

Na noite de 15 de setembro, o Instituto São José (ISJ), de São José dos Campos (SP), celebrou a sua “Festa da Matrícula”, um momento de muita união e alegria, com a equipe se preparando para o período das matrículas e rematrículas.

O evento começou com a leitura orante de um trecho bíblico, da Carta de São Paulo aos Romanos (5,1-5), convidando os presentes a refletir sobre a esperança e a perseverança frente aos desafios.

Após essa reflexão, a equipe da Pastoral convidou os colaboradores a participarem de uma divertida brincadeira: a “Caça aos Tesouros do Passado”, onde todos se dividiram em grupos e partiram em busca deste tesouro. Qual era o tesouro que buscavam? Onze quebra-cabeças diferentes, de cinco peças cada, com fotos do passado e presente do Instituto São José.

A equipe da Pastoral pediu aos estudantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para esconderem as peças no pátio do Zezão – prédio onde ficam as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais -, no jardim e nas quadras, de forma a não ficar muito difícil de serem encontradas. Todos saíram correndo e embarcaram nessa busca pelo tesouro, mas havia um detalhe que a Pastoral não contou aos colaboradores: em cada quebra-cabeça faltava uma peça. Depois de muita procura, e de verem que todos estavam com uma peça a menos, a Pastoral revelou que a peça que faltava era a própria equipe, pois sem ela, a escola se torna apenas um conjunto de prédios.

Segundo a professora de produção textual e literatura, Fernanda, que participou da brincadeira de montar o quebra-cabeça, «no início, a brincadeira despertou em mim e em muitos de nós o instinto da competição. Queríamos chegar primeiro, queríamos vencer. Mas, à medida que a dinâmica avançava, ficou evidente a mensagem: sozinhos não conseguiríamos. Somente quando nos unimos, partilhando esforços e ajudando uns aos outros, o quadro se completou diante de nós».

Fernanda relata que a experiência a fez compreender ainda mais o verdadeiro propósito de estar no ISJ: «ser parte de uma história que tem como missão educar com o coração – pela escuta atenta, pela palavra amiga, pelo apoio generoso, pela presença viva no pátio e na sala de aula».

Com o final desta etapa, a palavra ficou com a gerente administrativa, Érika, que apresentou os números para a Campanha de Matrícula 2026, recapitulando as campanhas anteriores, desde a campanha de 2023, mostrando a evolução tanto na retenção quanto na captação de estudantes.

Para Renata, professora de Educação Física, a Festa da Matrícula foi «uma Grande Celebração da vida que pulsa no Instituto São José». Para ela é uma alegria imensa fazer parte desta história, «vendo essa escola, que amo, continuar a florescer às vésperas de seu centenário. É muito gratificante trabalhar em um lugar onde o carisma salesiano se manifesta no cuidado com cada pessoa».

Segundo Karina, coordenadora pedagógica, é com entusiasmo que a equipe se prepara para um ano celebrativo junto à toda Comunidade Educativa do Instituto São José. «Vibrantes seguimos rumo ao Centenário, levando para essa caminhada, a certeza de que é no “Educar Evangelizando e Evangelizar Educando” que encontramos o sentido de pertencimento e a alegria vibrante por fazermos parte dessa história de amor aos jovens dessa Casa», concluiu. 

Também foi apresentado um teaser com os principais eventos preparados para 2026, ano que marcará as comemorações do centenário do Instituto São José. Será um ano de muitas emoções!

E, falando em emoções, todos ficaram emocionados com a notícia dada pela coordenadora Ana Carolina: Fernando Petiti, vereador da cidade, apresentou uma proposta na Câmara Municipal, aceita por unanimidade, que concede ao Instituto São José a Medalha Mérito Educacional Professor Everardo Miranda Passos, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na escola, sua excelência e o impacto que ela tem na sociedade joseense.

O evento foi finalizado com uma confraternização, um pequeno presente de agradecimento a cada colaborador, muita alegria e sentimento de pertencimento.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.