Menu Principal

BLOG

IdeAção do ILV conquista prêmio de maior impacto social no 5º Ideathon de Uruguaiana

Na velocidade com que as informações e as mudanças tecnológicas estão ocorrendo no mundo, conseguir conectar os jovens com temas e realidades que tenham real significado para seu futuro é um dos grandes desafios das escolas. Nesse sentido, o Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), no período pós-pandemia, inseriu em seu currículo do Ensino Médio o componente de Empreendedorismo, o qual busca inserir os estudantes nessa realidade conectada, com uma intensa difusão de inovações, incentivando-os a serem agentes de mudança, nos mais variados setores.

Paralelamente, cresceram no país inteiro iniciativas de inovação desenvolvidas especialmente pelo SEBRAE, vinculadas a inúmeros outros atores públicos e privados, que buscam soluções para inúmeros problemas do cotidiano; desde setores específicos, como o fomento ao comércio varejista, quanto questões de maior abrangência social, como das áreas da saúde ou da educação. Assim surgiram os Ideathons, eventos de geração de ideias e/ou produtos inovadores que possam “solucionar as dores” de um determinado nicho.

O ILV, como parte da hélice da educação, entrou de cabeça nessa proposta, desenvolvendo metodologias de incentivo à inovação, bem como práticas de apresentação que se enquadram aos moldes daqueles eventos, os “pitchs” (apresentações objetivas e extremamente rápidas para “vender” o produto/ideia).

Neste ano, no 5º Ideathon de Uruguaiana, foram inscritas duas equipes compostas, cada uma, por 6 estudantes do Ensino Médio, os quais demonstraram ao longo do ano as habilidades exigidas para a competição, como: comprometimento, velocidade de raciocínio, capacidade de resolução de problemas, espírito de equipe, dentre outras.

Durante o evento, organizado pela equipe do Inovamun (ecossistema de empreendedorismo de Uruguaiana), no dia 19 de agosto, das 9h às 18h, as equipes contaram com mentorias de profissionais qualificados de cada um dos 6 eixos temáticos, os quais foram sorteados para cada equipe, dando o start para a construção de novas ideias a partir de metodologias de ideação, prototipação e validação de um MVP (Mínimo produto viável). Ao final, cada equipe apresentou o seu “pitch” de 3 minutos para uma banca avaliadora.

A equipe IdeAção, do ILV, composta por estudantes dos 2º e 3º anos, conquistou o prêmio de “Maior impacto social” ao propor a criação de um aplicativo gamificado para incentivar os adolescentes a desenvolverem a leitura e a escrita.

E a preparação para a edição de 2026 já começou ali, com entusiasmo e vontade de fazer a diferença, buscando colocar em prática os valores salesianos que o ILV semeia diariamente em seus estudantes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.