Um dos principais propósitos de uma casa salesiana é contribuir com os jovens para a construção de seu Projeto de Vida. Pensando nisso, o Colégio de Santa Inês, o Instituto Madre Mazzarello e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), da cidade de São Paulo (SP), pertencentes à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), somaram esforços para realizar mais uma edição do Fórum de Profissões, voltado para as turmas do 8º Ano à 3ª Série do Ensino Médio dos respectivos colégios. O evento foi realizado no dia 23 de agosto, nos espaços do Instituto Madre Mazzarello e contou com acolhida, palestras, interação e conversas entre educadores, profissionais e estudantes. Essa vivência teve como objetivo promover o diálogo, proporcionando a cada jovem mais fundamentos para tomar decisões acerca de sua futura carreira.
Boas Vindas, Acolhimento e Reflexão
A abertura oficial do Fórum foi feita pelas diretoras pedagógicas dos colégios participantes, Fernanda Mombelli (Santa Inês), Fabiana de Almeida (Mazzarello) e Bianca Alves (INSA). Elas ressaltaram a importância dessa experiência para cada estudante ali presente e deixaram um agradecimento especial para todos aqueles que contribuíram para a realização do evento, como coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e equipe docente. Sem eles, não seria possível a concretização desse momento tão esperado.
Seguindo as tradições de uma casa salesiana, o evento começou com um momento de acolhida e oração, que foi trazido pelos Irmãos Salesianos Wilberty, Wellington e Marcelo. Lembrando o mês das vocações, o tema abordado para a reflexão dos jovens foi justamente o chamado que Deus faz a cada um. A passagem bíblica que foi apresentada foi a Vocação de Jeremias, que ensina que Deus chama pessoas com propósito, capacita-as com sua presença e as envia para cumprir sua vontade. Foi uma oportunidade de internalização e autoconhecimento, em que cada estudante pode pensar sobre suas escolhas e seu “chamado”.
O Profissional do Futuro
A palestra de abertura do evento ficou por conta da Professora Ana Lucia Pita, que falou sobre as habilidades necessárias para o profissional do futuro e ressaltou a importância das competências comportamentais. De um modo dinâmico e irreverente, Ana Lucia mostrou que com os avanços da inteligência artificial, o mercado de trabalho está passando por constantes mudanças em curtos períodos de tempo. Ela destacou também que o que irá diferenciar cada profissional serão as suas capacidades de flexibilidade, criatividade, comunicação e inteligência emocional. Ao final, ela deixou um recado aos jovens: “Se não quer ser substituído por um robô, não aja como um robô”.
Interação com o Ensino Superior
Após a palestra inicial, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar estandes de diversas instituições de Ensino Superior. Os jovens conheceram um pouco mais sobre faculdades e universidades públicas e privadas e também sobre programas de intercâmbio. Cada um pôde conversar com os representantes das instituições presentes, saber mais sobre os cursos oferecidos e também participar de momentos de interação e brincadeiras.
Conhecendo Carreiras
O ponto alto do evento (e o momento mais aguardado pelos jovens) são os ciclos de palestras, em que cada estudante se inscreve previamente na área de seu interesse. Esse ano, o evento contou com palestras de 30 cursos de ensino superior das mais variadas áreas das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.
Durante esse momento, foi possível saber mais sobre informações gerais de cada curso (duração, componentes curriculares, instituições de ensino, média salarial do profissional, entre outros) e também ouvir os relatos da trajetória de cada palestrante. Alguns deles, que foram ex-alunos de colégios salesianos, reforçaram também a importância da formação salesiana em suas carreiras.
O Colégio de Santa Inês, o Instituto Madre Mazzarello e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora agradecem a todos os participantes e desejam que esta experiência contribua para o Projeto de Vida de cada jovem!









