Na tarde da última sexta-feira, 25/04, aconteceu a 32ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil (CIB), em Aparecida – SP. Realizado tradicionalmente em abril e novembro, a reunião é um espaço privilegiado para o diálogo e a troca de experiências, buscando fortalecer a missão salesiana em território nacional. Durante a Assembleia, são discutidas estratégias para aprimorar o trabalho sinodal, que une a ação formativa, educativa e evangelizadora das Filhas de Maria Auxiliadora.
Irmã Alaíde, ao falar da importância da realização da assembleia, ressaltou que “esta edição possui marcos importantes: a presença de todas as coordenadoras inspetorias da pastoral a fim de se dar continuidade ao serviço nacional da Pastoral Juvenil e sobretudo por ter presente em nossa reunião a Ir. Paola Battagliola – Delegada referente da CIB e integrante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora”.
Estiveram presentes as inspetoras de cada região:
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti – Inspetora e Presidente da CIB;
Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir Maria Américo Rolim – Inspetora;
Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição – Inspetora;
Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim – Inspetora.
E como participantes, estiveram presentes:
Ir. Paola Batagliolla – Referente da CIB – Conselho Geral – Roma;
Ir. Ana Maria Cordeiro – Inspetoria Madre Mazzarello – BMM;
Ir. Claudiane Cavalcante – Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE;
Ir. Teresa Cristina Domiciano – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP;
Ir. Nádia Caetano dos Santos – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM;
Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição – Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia;
Ir. Silvia Aparecida da Silva – Secretária executiva de CIB.
Além da avaliação das ações projetadas para o ano, a Assembleia é um espaço para avaliar as iniciativas projetadas para 2025, alinhadas ao carisma salesiano e às necessidades contemporâneas. A partilha de experiências é enriquecida pelo relato de projetos exitosos que estão transformando vidas e fortalecendo a presença das FMA nas comunidades.
A 32ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB reafirma o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma integrada e dinâmica, valorizando a colaboração entre as inspetorias e o impacto educativo-pastoral de suas obras em todo o Brasil. O evento foi mais uma prova de que a força do trabalho sinodal, fundamentado na fé e na missão, é essencial para dar continuidade à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Fonte: RSB