Menu Principal

BLOG

2º Congresso de Educomunicação em Bogotá

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, na Universidade Salesiana de Bogotá, realizou-se o II Congresso de Educomunicação com mais de 250 participantes.

Bogotá (Colômbia). Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, na Universidade Salesiana de Bogotá, mais de 250 pessoas – entre educadores, dirigentes, religiosos, catequistas e membros da Família Salesiana da Colômbia – encontraram-se para o II Congresso de Educomunicação.

O evento foi promovido pelos Coordenadores/as Inspetoriais da Educação e da Comunicação das Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (HHSSCC), das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB).

Com o lema “Educar à esperança, um desafio salesiano hoje”, o Congresso propôs instrumentos-chave para fortalecer a formação integral dos jovens num contexto educativo em contínua evolução. A reflexão girou em torno de como educar com esperança e no estilo salesiano, buscando responder com criatividade e empenho aos desafios contemporâneos.

Durante o evento, os participantes escutaram as intervenções de duas relatoras, ambas FMA:

  • Irmã Sara Cecília Sierra, Inspetora da Inspetoria colombiana Madre Mazzarello (CMM), apresentou uma relação sobre as competências transversais como mediações fundamentais para formar pessoas capazes de comunicar e transformar a realidade a partir da esperança. Sua exposição foi estruturada em três pontos principais: Evocar para compreender; Compreender para dar sentido; Dar sentido como propósito de vida.

Irmã Sara destacou que, para além das competências técnicas, é crucial o modo como a pessoa administra as próprias emoções, constrói relações, enfrenta conflitos e encontra um sentido à própria vida. Sublinhou a importância de criar espaços de proteção que promovam o desenvolvimento integral. Afirmou também que a atual missão salesiana é chamada a educar à humanidade, fortalecer as redes de apoio e projetar os jovens a um futuro de esperança, baseando-se nos valores do Evangelho e no estilo de Dom Bosco.

  • Irmã Márcia Kofferman, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) do Brasil, ofereceu uma conferência sobre o tema: “A educomunicação: uma perspectiva crítica e transformadora para educar à esperança na era contemporânea”. Abordou as origens da educomunicação do ponto de vista latino-americano e sua ligação com a proposta educativa salesiana.

Irmã Márcia afirmou que educar na e através da comunicação é a chave para formar cristãos e cidadãos capazes de transformar a realidade à luz do Evangelho. Insistiu na necessidade de superar modelos educativos baseados no descarte e no individualismo, propondo um paradigma mais inclusivo, sustentável e cheio de esperança. Ressaltou que o ecossistema educomunicativo transforma as relações e, por meio delas, as pessoas e o mundo.

Mesas temáticas e reflexão

Nas diversas mesas de trabalho, foram aprofundadas as áreas de intervenção da educomunicação:

  • Educação à Comunicação: fundamentos e práticas transformadoras;
  • Educação à Mediação Tecnológica: formação crítica no ambiente digital;
  • Educação através da Arte: expressão comunicativa e formação integral;
  • Comunicação com o Transcendente: espiritualidade, esperança e dignidade humana;
  • Gestão da Comunicação: organização, diálogo e comunidade;
  • Produção de Mídia: protagonismo, ética e esperança na cultura digital;
  • Educação à Ecologia Integral: uma proposta crítica e transformadora.

Foram ainda compartilhadas experiências significativas de algumas Casas editoras e do projeto de formação permanente da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (CBC).

Em pequenos grupos, também foram trabalhados temas como: ecologia integral, autenticidade na comunicação didática, mediação tecnológica, comunicação transcendente e gestão estratégica da comunicação. Nas suas apresentações, as Inspetorias participantes se distinguiram pela criatividade e pela rigorosa pesquisa.

O II Congresso de Educomunicação foi concluído com a apresentação do Projeto Artístico Centro Dom Bosco “Um concerto de cinema”, um evento que encheu o auditório de cores e alegria. Na conclusão, foram renovados os compromissos concretos para a educomunicação como caminho para formar jovens ao pensamento crítico com um coração salesiano. Este encontro reafirmou a missão educativa da Família Salesiana na Colômbia: continuar a educar com paixão, esperança e com um olhar transformador voltado para o futuro.

Fonte: Portal FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.