19 de Outubro 2026
Voltar
Família Salesiana

Notícias

FEST reúne mais de 5 mil jovens da juventude salesiana em dia de fé, arte e protagonismo juvenil

FEST reúne mais de 5 mil jovens da juventude salesiana em dia de fé, arte e protagonismo juvenil

Com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”, inspirado na Estreia 2026, a 26ª edição do Festival da Juventude Salesiana reuniu as comunidades no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em uma programação de espiritualidade, cultura, esporte e convivência fraterna.

19/10/2026

FEST reúne mais de 5 mil jovens da juventude salesiana em dia de fé, arte e protagonismo juvenil

FEST reúne mais de 5 mil jovens da juventude salesiana em dia de fé, arte e protagonismo juvenil

Com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”, inspirado na Estreia 2026, a 26ª edição do Festival da Juventude Salesiana reuniu as comunidades no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em uma programação de espiritualidade, cultura, esporte e convivência fraterna.

19/10/2026

 

O Colégio Salesiano Santa Teresinha, localizado no bairro de Santana, zona norte da capital paulista, sediou, no sábado, 17 de outubro, a 26ª edição do Festival da Juventude Salesiana (FEST). Com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”, Estreia Salesiana 2026 do Reitor-Mor, Padre Fabio Attard, o encontro reuniu mais de 5 mil jovens de diferentes presenças salesianas dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora no Estado de São Paulo, em um dia de celebração da fé e da missão, em um clima de festa, alegria e espiritualidade, característico do carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

A iniciativa integrou celebrações religiosas, apresentações artísticas, atividades esportivas e espaços de convivência, proporcionando aos participantes a oportunidade de expressar seus talentos, fortalecer vínculos e aprofundar a identidade salesiana. A programação também evidenciou o protagonismo juvenil e a importância da arte, da espiritualidade e da vida comunitária nos processos de educação e evangelização.

Fé e espiritualidade no centro do encontro

A programação teve início às 10h, com a chegada das comunidades ao colégio. Às 11h, os participantes se reuniram para a Missa de Abertura, presidida pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira (SDB), inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença da Irmã Alaíde Deretti (FMA), inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, salesianos e salesianas das presenças do estado de SP, além de participantes de Guarapuava (PR), Campo Grande (MS) e Cambé (PR). Durante a homilia, Padre Alexandre convidou os jovens a viverem o encontro em espírito de comunhão, fraternidade e compromisso com a missão salesiana: “há encontros que não são apenas acontecimentos, mas experiências de benção, de paz. Há multidões que se encontram, mas há momentos em que, no meio da multidão, cada pessoa pode descobrir que é conhecida, amada e chamada por Deus. O FEST, a cada ano, é um desses momentos de bênçãos, de graça. Aqui nos reunimos como juventudes das obras salesianas, dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, e somos convidados a reconhecer que pertencemos e caminhamos sob uma missão de amor”.

Inspirado pelo tema que orienta a caminhada salesiana em 2026, o FEST propôs uma experiência de encontro com Cristo e de renovação do compromisso de colocar seus ensinamentos em prática. A dimensão pastoral esteve presente ao longo do dia por meio da Tenda Vocacional, da Tenda da Família Salesiana, dos momentos de confissão e da adoração ao Santíssimo Sacramento, que ofereceram oportunidades de oração, reflexão e aprofundamento da fé.

Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (FMA), coordenadora para a pastoral juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, falou sobre a simbologia da passagem que permeia a Estreia 2026 e orienta o festival deste ano: “é um significado bem bonito, porque, se a gente for pensar no Evangelho, quando falta o vinho, é como se perguntássemos ‘o que falta para nós? Falta para nós a alegria, falta a vontade de viver, falta o incentivo, o entusiasmo, que é próprio da juventude? Então, quando a gente trabalhou esse tema com eles, com a juventude, durante o Pré-FEST, durante o ano todo, a gente também perguntava “que vinho tá faltando na minha vida? É o vinho da alegria? É o vinho de um projeto de vida? É o vinho da positividade, do protagonismo juvenil? Então, qual o vinho que falta para você? E aí, nessa conversa, nesse diálogo, a gente também ia fazendo essa proposta, a mesma de Maria: ‘fazer tudo o que Ele vos disser’. Foi Maria que disse, ‘façam tudo o que Ele vos disser’, em um gesto que tem essa bondade e essa obediência; a obediência livre, que a gente fala. É o jovem que obedece, mas na liberdade, na entrega, na doação. É um pouco isso que a gente trabalhou e é muito significativo hoje para a juventude, que busca o sentido para vida, que busca dar uma resposta para aquilo que Deus quer para a sua vida. É uma escolha. É sempre uma escolha”.

Padre Cláudio Motta (SDB), delegado para a pastoral juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, lembrou a pertinência do tema e de se apresentar para os jovens a centralidade de Jesus, na Boa Nova protagonizada por Maria, ao pedir para que façam tudo como o Filho lhes disser: “esse é o tema da estreia do Reitor-Mor para toda a Família Salesiana, para os Salesianos do mundo todo, e foi muito feliz na escolha. Um tema bíblico, que traz a figura de Maria, não como o centro, o centro é Jesus sempre, mas como a protagonista da Boa Nova, que é ela que vai dizer aos serventes, pedindo que façam o que o Filho disser. Penso que é um tema muito pertinente para viver o FEST, que fala para a juventude também “Fazer tudo o que Ele vos disser”. Nós sabemos que, o que Ele disser a nós, disser aos jovens, serão palavras de ensinamento, de educação, como sempre quis Dom Bosco, para que a juventude seja educada para a vida. Então, tenho certeza que quando nós celebramos o FEST com o tema ‘Fazer tudo o que Ele vos disser’, nós estamos também atuando dentro desta amplitude da educação, dos ensinamentos, sobretudo o ensinamento catequético, que vem com fundamentos bíblicos, colocando Jesus no centro de tudo. Afinal, quantos jovens sonham em buscar Jesus e nem sempre têm essa condição de buscá-Lo, porque os valores oferecidos àquele ou àquela jovem são valores contrários ao evangelho? E no FEST a gente vê que jovens já buscaram esses valores e agora vêm para celebrar esse encontro com Jesus”.

Música, dança e teatro valorizam os talentos juvenis

A partir das 13h, a programação ganhou movimento com apresentações artísticas que valorizaram a criatividade e os talentos de crianças, adolescentes e jovens das comunidades educativo-pastorais. Música, dança e teatro ocuparam diferentes espaços do colégio, reunindo grupos, bandas, núcleos de dança e companhias, vinculados a escolas, obras sociais e oratórios salesianos.

Na programação musical, bandas como São Joaquim, Banda Carmo, Pastoband, KMRK, Banda do Coração, Peregrinos, Dom Rock, Instituto São José e Os Galileus apresentaram repertórios que dialogaram com a espiritualidade, a fé e a identidade salesiana. As apresentações, com duração prevista de 20 minutos cada, incluíram canções como Crentes para servir, Prontos para servir, Maria nos ensinou, Eu farei sim, Fazei tudo o que Ele vos disser, Novo vinho (o melhor virá), Água em vinho, Bússola do Amor e Na companhia do Galileu.

A dança também teve lugar de destaque, com coreografias e performances organizadas em diferentes blocos. Entre as atrações estiveram o Núcleo de Dança Provim IDB, o Grupo Mix Dance, o Thriller – INSA-Oratório, o Projeto Dançar, o OSAF – Além dos Passos, o Santa Luzia Dance, a Companhia de Dança Dom Bosco, o Insa Moviment e a Presença de Lorena. As apresentações evidenciaram a diversidade de linguagens e experiências artísticas desenvolvidas nas presenças salesianas.

O teatro completou a programação cultural com encenações inspiradas em temas como fé, espiritualidade, amor, missão e escolhas de vida. Entre as peças apresentadas estiveram O milagre do Coração – a estranha mania de ter fé na vida, Quem estamos a seguir?, Amai-vos e vos amarão a mim, Entre a escuridão e o sonho, Fazei tudo o que Ela mandar, Livres pra servir, Eu seguirei e Sociedade do amanhã.

A programação artística também incluiu poesia no formato SLAM, concurso de desenho e participação da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera, da Obra Social Dom Bosco, ampliando as possibilidades de expressão e incentivando os jovens a compartilharem suas ideias, habilidades e experiências por meio de diferentes linguagens.

Esporte, lazer e convivência fraterna
O FEST também ofereceu atividades esportivas e recreativas que favoreceram a integração entre os participantes. A programação incluiu oficina de roda de capoeira, espaço skate, jogos de mesa e modalidades como vôlei, basquete, handebol, futsal e futebol society.

A praça de alimentação e os demais espaços de convivência contribuíram para a dinâmica do encontro, proporcionando momentos de partilha, amizade e interação entre jovens de diferentes comunidades. A diversidade de atividades permitiu que os participantes vivenciassem o festival de maneira ativa, fortalecendo os vínculos e o sentimento de pertencimento à Família Salesiana.

Às 17h45, a programação contou com novos momentos de animação e apresentações, incluindo a participação de DJ na “Balada Edebê”, que neste ano tem a Edebê como patrocinadora da 26ª edição do FEST. O encerramento do festival ocorreu às 19h, com a Vigília que reuniu os participantes em oração e espiritualidade, concluindo o dia com um convite à renovação da fé e do compromisso com a missão salesiana. O retorno das comunidades aos seus locais de origem estava previsto para às 20h.

A alegria de caminhar juntos na missão

Iniciativa interinspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), a 26ª edição do FEST evidenciou a riqueza e a diversidade das presenças salesianas, reunidas em torno de uma proposta que integra fé, arte, esporte e convivência. Ao oferecer espaços para a expressão de talentos e para a participação ativa dos jovens, o encontro valorizou o protagonismo juvenil e fortaleceu os vínculos entre as comunidades.

Inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a iniciativa reafirmou a importância de uma educação integral que articula espiritualidade, formação humana, criatividade e participação. Nesse contexto, a alegria e a convivência tornam-se caminhos privilegiados para educar e evangelizar, ajudando os jovens a desenvolver seus dons e a assumir seu papel na construção de uma sociedade mais fraterna.

Mais do que uma programação de atividades, o FEST foi uma oportunidade de celebrar a fé, renovar a esperança e fortalecer a caminhada conjunta na missão salesiana. Em sintonia com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”, os participantes foram convidados a levar para suas comunidades a experiência vivida, transformando o encontro em inspiração para seguir os passos de Jesus e manter vivo o carisma salesiano no cotidiano.

Compartilhar
Envie esta notícia para suas redes.

Política de Privacidade

Versão 02 | Dez/2022

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, CNPJ 61.021.556/0001-59, com sede na Rua Três Rios, 362, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.

Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com a INSPETORIA; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo – mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais da Inspetoria e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A Política tem como propósito

  • explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.
  • Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.

DEFINIÇÕES

Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:

“LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);

“Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses da Inspetoria ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pela Inspetoria; e o equilíbrio entre os interesses da Inspetoria ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;

“Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;

“Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

“Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres da Inspetoria no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes:

  • Direito de confirmação da existência de tratamento;
  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais a Inspetoria realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.
    Ao navegar em nosso site, o(a) usuário(a) concorda com os termos desta Política de Privacidade. 

1. Coleta de Dados Pessoais
Podemos coletar os seguintes dados pessoais, quando fornecidos voluntariamente pelo(a) usuário(a) por meio de formulários de contato, inscrições em eventos, pedidos de oração ou outros formulários disponíveis no site:

– Nome completo
– E-mail
– Telefone
– Cidade e Estado
– Instituição ou Comunidade religiosa vinculada (se aplicável)
– Mensagens enviadas por meio dos formulários

Esses dados são coletados com a finalidade exclusiva de realizar atendimentos, responder solicitações, enviar comunicações institucionais ou promover atividades pastorais, educacionais ou vocacionais.

2. Uso de Cookies
Nosso site utiliza cookies – pequenos arquivos armazenados no navegador do(a) visitante – para melhorar a experiência de navegação. Os cookies utilizados podem:

– Lembrar preferências do usuário
– Medir tráfego e desempenho do site
– Prover funcionalidades de terceiros

O(a) usuário(a) pode, a qualquer momento, configurar seu navegador para bloquear o uso de cookies. No entanto, isso poderá afetar a funcionalidade de determinadas seções do site.

3. Compartilhamento de Dados
Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos dados pessoais a terceiros, salvo nas seguintes hipóteses:

– Por exigência legal ou judicial
– Com prestadores de serviços contratados exclusivamente para fins técnicos, com cláusulas de confidencialidade
– Com consentimento expresso do(a) titular

4. Armazenamento e Segurança
Os dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e controlado, com acesso restrito, adotando-se medidas técnicas e organizacionais para proteger as informações contra acessos não autorizados, perdas ou usos indevidos.

5. Direitos do Titular
Nos termos da LGPD, os titulares de dados pessoais têm os seguintes direitos:

– Confirmar a existência de tratamento
– Acessar os dados
– Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados
– Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos
– Revogar o consentimento a qualquer momento

Para exercer seus direitos, o(a) titular pode entrar em contato através do e-mail:  contato.lgpd@salesianas.com.br

6. Links Externos
Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo ou políticas de privacidade desses sites. Recomendamos que o(a) usuário(a) leia as respectivas políticas ao ser redirecionado(a).

7. Alterações nesta Política
Esta Política de Privacidade pode ser atualizada a qualquer momento, sendo as alterações publicadas nesta página com a devida data de revisão. Recomendamos sua leitura periódica.

FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS
A coleta dos dados pessoais ocorre de maneira direta e indireta, a saber:

– Diretamente, quando o(a) usuário(a) preenche formulários disponíveis no site, como contatos, inscrições em eventos, cadastros vocacionais, entre outros;

– Indiretamente, por meio da navegação no site, que pode incluir a coleta automática de dados como endereço IP, tipo de navegador, tempo de permanência nas páginas e outras informações de acesso, com o uso de cookies e tecnologias semelhantes.

Uso de Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao navegador do(a) usuário(a) e armazenados em seu dispositivo. Eles servem para reconhecê-lo(a) em futuras visitas e aprimorar sua experiência de navegação. Os tipos de cookies utilizados incluem:

– Cookies estritamente necessários: essenciais para o funcionamento do site;
– Cookies de desempenho: coletam informações de forma anônima para análise estatística de uso;
– Cookies de funcionalidade: permitem que o site se lembre de escolhas feitas pelo usuário;
– Cookies de terceiros: utilizados por serviços externos incorporados, como vídeos e formulários.

O(a) usuário(a) pode gerenciar ou desativar os cookies nas configurações do navegador. A desativação poderá afetar a funcionalidade de certas partes do site.

Retenção, término e descarte de dados pessoais

Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado.
Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.

Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam a Inspetoria realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.

Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras da Inspetoria.

Segurança de Dados Pessoais

Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.

A INSPETORIA exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.

Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:

Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados.
Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.
 

Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:

a) Nome completo do Titular de Dados;
b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados;
c) Descrição da solicitação.

Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.

É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.

A Inspetoria se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.